Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade verificar a importância dos Conselhos
Escolares como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Visa
promover uma reflexão sobre a participação da comunidade escolar no Conselho
Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia de
Sobradinho-RS, no sentido de verificar se este colegiado se constitui em um
instrumento de gestão democrática e participativa. Está centrada nas proposições de
Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra Regina
Klippele, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, LDB (Lei
de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). A metodologia utilizada foi através de
pesquisas bibliográficas e leituras, análises de documentos e dos questionários que
foram aplicados aos conselheiros utilizando sete questões objetivas que permitiram
comparar as respostas dos segmentos pesquisados para as conclusões
necessárias. O resultado da pesquisa evidenciou que todos estão cientes da
importância do Conselho para uma participação efetiva, o que contribui para a
qualidade da educação. Seus membros são atuantes e quando faltam justificam e
procuram informações dos assuntos tratados. O processo de escolha dos membros
é realizado em reunião e convite à comunidade escolar, sendo que 80% é do sexo
feminino. É notável que todos consideram que os assuntos tratados visam mais
democracia e transparência no desenvolvimento das atividades administrativopedagógicas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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