A utilização do EdiLim na criação do objeto de aprendizagem "As vogais e os animais" para alunos com deficiência intelectual
Resumo
Este artigo aborda o uso das TICs na educação especial como meio de facilitar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades das PNEEs, adequando o conteúdo, considerando a realidade do aluno. Faz o relato da utilização do recurso EdiLim, um editor de atividades que faz parte do Lim (ambiente onde se pode criar materiais educativos) no desenvolvimento e aplicação do objeto de aprendizagem “As vogais e os animais” para alunos com deficiência intelectual. É um recurso que apresenta um ambiente agradável, de fácil manuseio e exploração para os alunos, com a possibilidade de criação de atividades de maneira simples. Foram selecionadas algumas atividades diferentes das que estão acostumados a realizar em sala de aula, oportunizando interfaces com imagens do contexto vivencial dos alunos, ambientes interessantes, estimulando o pensamento e favorecendo a aquisição cognitiva. Ao desenvolver e aplicar o objeto de aprendizagem foi constatado o quanto é importante conhecer a realidade do aluno com deficiência intelectual. Tendo conhecimento da realidade, o professor deve partir destas experiências vividas para propor situações de aprendizagem significativas que favoreçam o desenvolvimento das mais diversas habilidades.