dc.contributor.advisor | Copetti, Rosana Estela | |
dc.creator | Biscaglia, Joscelaine da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T13:53:46Z | |
dc.date.available | 2016-03-01T13:53:46Z | |
dc.date.issued | 2010-12-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses profissionais se defrontam no processo inclusivo. É importante conhecer a trajetória que a educação especial fez até chegar à inclusão, compreendendo as políticas públicas em prol desta. A educação especial sob a perspectiva da inclusão é um desafio a ser vencido pela sociedade, pelo estado e, de modo bem específico, pela escola, onde de fato a verdadeira batalha é realizada. As dificuldades e os desafios da inclusão escolar estão ligados a questões como organização da sociedade, valores que nela prevalecem, prioridades definidas pelas políticas públicas, meios efetivamente disponibilizados para a implantação dessas políticas, fatores relacionados à formação de docentes, infra-estrutura e problemas vinculados à especificidade das diferentes condições que afetam o desempenho acadêmico e a formação pessoal de sujeitos que apresentam necessidades especiais ou outras características que os introduzem na categoria de alunos especiais. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino sempre foi um discurso distante das práticas educacionais. Por isso, devem ser criadas políticas públicas visando à inclusão social que partam de uma conscientização dos direitos do cidadão e da valorização do ser humano, quebrando a tradição assistencialista da educação especial. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |