Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorBusanello, Rossana Martini
dc.date.accessioned2016-03-01T14:38:15Z
dc.date.available2016-03-01T14:38:15Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1298
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.titleA aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoTrata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática em uma Oficina de Letras, realizada em uma instituição especializada que atende jovens e adultos com déficit cognitivo, em Santa Maria, RS. O texto apresenta inicialmente o percurso profissional da pesquisadora, bem como o contexto institucional onde se desenvolve a Oficina de Letras. Em seguida é feita uma incursão pelo referencial teórico partindo das contribuições de Ausubel em relação à aprendizagem significativa, articuladas a autores que tratam do tema. Ao final do texto conclui-se que na experiência da Oficina de Letras, a construção do conhecimento interligada a questões da vida diária, possibilitou que os alunos se tornassem mais participantes das atividades e utilizassem esses novos conhecimentos para melhor atuarem em seus mundos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples