Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
Fecha
2010-12Autor
Berguemmayer, Elisandra Conterato
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Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, além disso, a forma como a instituição organiza sua ação didático-pedagógica para que a inclusão aconteça, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem. Foi utilizada a estratégia da observação direta das práticas pedagógicas inclusivas e uma entrevista semiestruturada com a direção e os pais dos alunos, tendo como fio condutor a questão da inclusão. Os resultados evidenciaram dificuldades operacionais como a falta de formação para se trabalhar com esses alunos; o grande número de alunos nas salas de aulas; a questão da avaliação; as más condições das escolas públicas no que diz respeito à infraestrutura; material didático-pedagógico inadequado ou inexistente; a angústia dos pais diante do desconhecido. Por outro lado, os docentes crêem no processo de inclusão e sentem necessidade de evoluir do discurso à ação.