Formação de professores para educar na diversidade
Resumen
O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que
trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de
ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, espírito crítico, criativo,
passando a exercer a sua cidadania. “Baseando- se nos princípios de igualdade de
oportunidade e educação para todos”, é que se questiona a inserção a permanência
e a escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais e que estão
amparados pela Lei de Salamanca (1994, p.15), e um compromisso assumido pelo
Brasil no combate a exclusão de toda e qualquer pessoa no sistema educacional de
ensino. Tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo é um
grande desafio. Sabe-se que muitos obstáculos são encontrados para atender as
especificidades de cada aluno. Diante do exposto realizou-se pesquisa de campo
com 5 professores, da rede pública de ensino, municipal através de questionários.
Nas respostas obtidas observou-se a problemática encontrada pelos entrevistados.
Acredita-se que à medida que os profissionais envolvidos nesse processo
receberem um assessoramento de profissionais especializados e uma formação
continuada mais direcionada ao desenvolvimento da prática pedagógica, certamente
serão minimizados em parte a problemática encontrada no processo de inclusão, já
que esses profissionais terão como suporte a nova filosofia proposta de inclusão de
todos os alunos com necessidades educativas especiais no Ensino Regular.