dc.contributor.advisor | Barichello, Marta Roseli de Azeredo | |
dc.creator | Prestes, Adilane Kuhn | |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T11:54:57Z | |
dc.date.available | 2018-06-11T11:54:57Z | |
dc.date.issued | 2012-11 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13339 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to reflect on the challenges facing the school management failed
school, this perspective was a study on school management, assessment, family
involvement in student learning, educational planning and school failure. We
analyzed the repetition School José Rodrigues Cardoso and the way that the
manager and his collaborators face this issue and how the social factor and family
can contribute to have a better learning. In this direction we analyzed the types of
assessments and their concepts and how to review and repetition are linked to
indexes and school census. Took part in the qualitative research students failed in
previous years the 6th grade of elementary school for nine years and 8th grade of
elementary school for 8 years, teachers and school managers. According to the data
collected and analyzed school management has faced a failed school through
coordinated actions with the whole school community, especially with the
participation of the family in the teaching-learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Repetência | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Repetition | eng |
dc.title | Os desafios da gestão escolar frente á repetência | por |
dc.title.alternative | The challenges of management school front a repetition | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o desafio da gestão escolar frente à
repetência escolar, nessa perspectiva foi realizado um estudo sobre gestão escolar,
avaliação, participação da família na aprendizagem dos alunos, planejamento
pedagógico e repetência escolar. Analisou-se a repetência na Escola José
Rodrigues Cardoso e a maneira que o gestor e seus colaboradores enfrentam essa
questão e como o fator social e familiar podem contribuir para ter um melhor
aprendizado. Nessa mesma direção foram analisados os tipos de avaliações e seus
conceitos e como a avaliação e a repetência estão ligadas entre si e aos índices do
censo escolar. Fizeram parte da pesquisa qualitativa os alunos reprovados em anos
anteriores do 6° ano do Ensino Fundamental de nove anos e 6° a 8° série do Ensino
Fundamental de 8 anos, professores e o gestor da escola. De acordo com os dados
coletados e analisados a gestão escolar tem enfrentado a repetência escolar através
de ações articuladas com toda a comunidade escolar, principalmente com a
participação da família no processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |