Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorPrestes, Adilane Kuhn
dc.date.accessioned2018-06-11T11:54:57Z
dc.date.available2018-06-11T11:54:57Z
dc.date.issued2012-11
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13339
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to reflect on the challenges facing the school management failed school, this perspective was a study on school management, assessment, family involvement in student learning, educational planning and school failure. We analyzed the repetition School José Rodrigues Cardoso and the way that the manager and his collaborators face this issue and how the social factor and family can contribute to have a better learning. In this direction we analyzed the types of assessments and their concepts and how to review and repetition are linked to indexes and school census. Took part in the qualitative research students failed in previous years the 6th grade of elementary school for nine years and 8th grade of elementary school for 8 years, teachers and school managers. According to the data collected and analyzed school management has faced a failed school through coordinated actions with the whole school community, especially with the participation of the family in the teaching-learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectRepetênciapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectRepetitioneng
dc.titleOs desafios da gestão escolar frente á repetênciapor
dc.title.alternativeThe challenges of management school front a repetitioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo refletir sobre o desafio da gestão escolar frente à repetência escolar, nessa perspectiva foi realizado um estudo sobre gestão escolar, avaliação, participação da família na aprendizagem dos alunos, planejamento pedagógico e repetência escolar. Analisou-se a repetência na Escola José Rodrigues Cardoso e a maneira que o gestor e seus colaboradores enfrentam essa questão e como o fator social e familiar podem contribuir para ter um melhor aprendizado. Nessa mesma direção foram analisados os tipos de avaliações e seus conceitos e como a avaliação e a repetência estão ligadas entre si e aos índices do censo escolar. Fizeram parte da pesquisa qualitativa os alunos reprovados em anos anteriores do 6° ano do Ensino Fundamental de nove anos e 6° a 8° série do Ensino Fundamental de 8 anos, professores e o gestor da escola. De acordo com os dados coletados e analisados a gestão escolar tem enfrentado a repetência escolar através de ações articuladas com toda a comunidade escolar, principalmente com a participação da família no processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto