Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBastos, Fábio da Purificação de
dc.creatorPeixoto, Vera Cleusa Lima
dc.date.accessioned2018-06-13T14:27:13Z
dc.date.available2018-06-13T14:27:13Z
dc.date.issued2009-09-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13383
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research aims, from the report of an experience, discuss possibilities and educational implications regarding the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the school context in a school State Elementary, located in rural considered geographically inaccessible. It is used in this study, a qualitative approach, case study and technical procedure. Through an educational intervention in the class of fourth grade, with the School Project, based on the principles of pedagogy Project, noted that it is possible to integrate ICT analog and digital, in the context of school without computers connected to the Internet. Was obtained as a result of teaching based on the creation / ownership of the new work environment, enabling students contextualized learning and meaningful. These results were realized through the commitment, dedication and commitment of those involved. Also present study shows the importance of training teachers to integrate ICT in the classroom and brings an alternative to distance education mode, especially for teachers from rural areas.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectIntegration technologieseng
dc.subjectRural schooleng
dc.titleIntegração das TIC no contexto escolar: possibilidades e implicações educacionaispor
dc.title.alternativeIntegration of ict in the context of rural education: opportunities and educational implicationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo, a partir do relato de uma experiência vivida, discutir possibilidades e implicações educacionais quanto à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, em uma escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na zona rural, geograficamente considerada de difícil acesso. Usa-se nesse estudo, a metodologia qualitativa, estudo de caso como procedimento técnico. Mediante uma intervenção pedagógica na turma de quarta série, com o Projeto Jornal Escolar, com base nos princípios da Pedagogia de Projetos, foi observado que é possível integrar as TIC analógicas e digitais, no contexto escolar, mesmo sem computadores conectados a internet. Obteve-se como resultado um ensino pautado na criação/ apropriação de novos ambientes de trabalho, possibilitando aos alunos aprendizagem contextualizada e com significado. Tais resultados foram percebidos por meio do empenho, dedicação e do comprometimento dos envolvidos. Também o presente estudo mostra a importância da capacitação dos professores para a integração das TIC na sala de aula e traz como alternativa a Modalidade EAD, principalmente aos professores da zona rural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto