Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWizniewsky, Carmen Rejane Flores
dc.creatorBraga, Izabela Christiana
dc.date.accessioned2018-06-25T11:41:35Z
dc.date.available2018-06-25T11:41:35Z
dc.date.issued2011-07-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13514
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper has the following themes: Formation, Work and Alternation in the Institute Educar. This analysis is an attempt to deepen the understanding of the role of this schooling institution in the life of the students that pass through the school, in order to deepen processes of work in the formation of girls and boys that switch between work and study (house and school). In the school the students engage in both work and study so that they can become professionals, but their political formation is also guaranteed. The author attempts to identify the possible conflicts between theory and practice in the advance of this formative process. The paper also analyzes the dayto- day life of the students and the teachers in order to understand the role of the school in the life of these students, in the immediate formation and the alternation that these youth are part of over these three years, in manual work and in study. The different interviews conducted during the process of completing this paper were pillars in the theoretical construction of the analysis, because the interviews allowed for an understanding of the context of this school. The methodology used in this research was a qualitative with the following elements: interviews, observations, field work, observation of classes, participation in student’s manual work, analysis of documents and the course plan for the school. Finally, this paper proposes that the conception of human begins and society are in constant transformation and, starting with people and their real contexts, the paper analysis how to form subjects that are constructors of their own history, which is the basic necessity of the organization of work in this course. In the form that the students contribute, they are actually part of the self-sufficiency of the institution, as well as the movement itself as professionals and militants, without maintaining a hierarchy of different forms of work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInstituto Educarpor
dc.subjectMatriz educativapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectInstitute to Educateeng
dc.subjectEducative matrixeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectWorkeng
dc.titleFormação, trabalho e a alternância no Instituto Educar, Pontão/RSpor
dc.title.alternativeTraining, work and the alternation in the Institute to Educate, Pontão/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAgricultura Familiar Camponesa e Educação do Campopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema: Formação, Trabalho e Alternância no Instituto Educar, o mesmo buscou aprofundar e compreender o papel deste instituto como escola na vida dos educandos e educandas, que perpassam esta instituição de ensino, tentando aprofundar o papel do trabalho no processo formativo dos/as meninos e meninas que se alternam para entre o trabalho e o estudo (casa e escola), e que, na escola se alternam entre o estudo e o trabalho poderem se profissionalizar, mas também para que seja assim garantido o processo de formação política. Procuramos identificar os possíveis conflitos entre teoria e prática para avançar no processo formativo. Quisemos olhar também para o dia a dia dos educandos/as, dos educadores/as no intuito de entender o papel da escola no convívio dos mesmos, na formação mediante a alternância que se intercala durante 3 anos da/na vida destes jovens, no trabalho e no estudo. Assim as diferentes entrevistas realizadas durante o processo de construção deste trabalho, foram pilar para a construção teórica do mesmo, pois elas que nos possibilitaram entender o contexto do conjunto desta escola. Contudo a metodologia utilizada pertence ao método qualitativo, utilizando as seguintes ferramentas: entrevistas, observações, pesquisa de campo – observação das aulas, atuação no tempo trabalho, analise de documentos e um olhar para o plano de curso desta turma. Por fim dizer que: esta concepção de ser humano e sociedade em constante transformação propõem-se, partindo de pessoas e contextos reais, a construir sujeitos construtores de sua historia, o que tem embasado a necessidade da organização do trabalho no curso. De modo que os educandos/as contribuam, consigo mesmo na medida em que contribuem para a auto-sustentação do instituto, e com o Movimento na parte profissional e militante, sem que se mantenha uma hierarquia das diferentes formas de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto