dc.contributor.advisor | Wizniewsky, Carmen Rejane Flores | |
dc.creator | Braga, Izabela Christiana | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T11:41:35Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T11:41:35Z | |
dc.date.issued | 2011-07-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13514 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper has the following themes: Formation, Work and Alternation in the Institute
Educar. This analysis is an attempt to deepen the understanding of the role of this
schooling institution in the life of the students that pass through the school, in order to
deepen processes of work in the formation of girls and boys that switch between
work and study (house and school). In the school the students engage in both work
and study so that they can become professionals, but their political formation is also
guaranteed. The author attempts to identify the possible conflicts between theory and
practice in the advance of this formative process. The paper also analyzes the dayto-
day life of the students and the teachers in order to understand the role of the
school in the life of these students, in the immediate formation and the alternation
that these youth are part of over these three years, in manual work and in study. The
different interviews conducted during the process of completing this paper were
pillars in the theoretical construction of the analysis, because the interviews allowed
for an understanding of the context of this school. The methodology used in this
research was a qualitative with the following elements: interviews, observations, field
work, observation of classes, participation in student’s manual work, analysis of
documents and the course plan for the school. Finally, this paper proposes that the
conception of human begins and society are in constant transformation and, starting
with people and their real contexts, the paper analysis how to form subjects that are
constructors of their own history, which is the basic necessity of the organization of
work in this course. In the form that the students contribute, they are actually part of
the self-sufficiency of the institution, as well as the movement itself as professionals
and militants, without maintaining a hierarchy of different forms of work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Instituto Educar | por |
dc.subject | Matriz educativa | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Institute to Educate | eng |
dc.subject | Educative matrix | eng |
dc.subject | Formation | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.title | Formação, trabalho e a alternância no Instituto Educar, Pontão/RS | por |
dc.title.alternative | Training, work and the alternation in the Institute to Educate, Pontão/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema: Formação, Trabalho e Alternância no Instituto Educar,
o mesmo buscou aprofundar e compreender o papel deste instituto como escola na
vida dos educandos e educandas, que perpassam esta instituição de ensino,
tentando aprofundar o papel do trabalho no processo formativo dos/as meninos e
meninas que se alternam para entre o trabalho e o estudo (casa e escola), e que, na
escola se alternam entre o estudo e o trabalho poderem se profissionalizar, mas
também para que seja assim garantido o processo de formação política. Procuramos
identificar os possíveis conflitos entre teoria e prática para avançar no processo
formativo. Quisemos olhar também para o dia a dia dos educandos/as, dos
educadores/as no intuito de entender o papel da escola no convívio dos mesmos, na
formação mediante a alternância que se intercala durante 3 anos da/na vida destes
jovens, no trabalho e no estudo. Assim as diferentes entrevistas realizadas durante o
processo de construção deste trabalho, foram pilar para a construção teórica do
mesmo, pois elas que nos possibilitaram entender o contexto do conjunto desta
escola. Contudo a metodologia utilizada pertence ao método qualitativo, utilizando
as seguintes ferramentas: entrevistas, observações, pesquisa de campo –
observação das aulas, atuação no tempo trabalho, analise de documentos e um
olhar para o plano de curso desta turma. Por fim dizer que: esta concepção de ser
humano e sociedade em constante transformação propõem-se, partindo de pessoas
e contextos reais, a construir sujeitos construtores de sua historia, o que tem
embasado a necessidade da organização do trabalho no curso. De modo que os
educandos/as contribuam, consigo mesmo na medida em que contribuem para a
auto-sustentação do instituto, e com o Movimento na parte profissional e militante,
sem que se mantenha uma hierarquia das diferentes formas de trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |