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dc.creatorHaetinger, Márcio Ricardo da Silva
dc.date.accessioned2018-06-25T20:53:23Z
dc.date.available2018-06-25T20:53:23Z
dc.date.issued2017-11-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13532
dc.description.abstractThis paper is a result of a master’s degree research that had as main objective to show that sports activities of canoeing, developed in a non-formal space of Education, can help in the understanding of mathematical concepts worked at school. The research was developed with a group of young canoeists, participants in a social project and who practice canoeing as a sport activity along the banks of Jacuí River in Cachoeira do Sul/RS. As a theoretical reference it was sought a support from authors who talk about the importance of using non-formal spaces of Education. This is a qualitative approach research that presents as methodology the field research of ethnographic type, having initially as instruments for the data collect the application of a questionnaire to the students/athletes, the realization of observations at the group space and also the research’s actors narratives. From this, some pedagogical nature interventions were made aiming to approach some mathematical concepts inherent to canoeing actions lived in the group and by the group of young people participant in the project, in order to ally canoeing practice and Mathematical Education. As an investigative matter, we have: does the sports activities of canoeing practice of a young people group, participant in a social project, can assist in the understanding of mathematical concepts? For the data analysis we recurred to the discourse analysis, considering that it was sought to return the attention to details of possible perceptions in the discourses from the actors, subjects of the research. From the analyzed data we have indications to affirm that it is possible to realize the importance of Mathematical Education in non-formal spaces of Education and, in this specific case, the contribution of canoeing practice in the learning of mathematical concepts related to the activities of the social project of Cachoeira Association of Canoeing and Ecology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCanoagempor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEspaço não formalpor
dc.subjectCanoeingeng
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectNon-formal spaceeng
dc.titleA canoagem como espaço não formal em educação matemáticapor
dc.title.alternativeCanoeing as a non-formal space in mathematical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal mostrar que atividades esportivas de Canoagem, desenvolvidas em um espaço não formal de Educação, podem auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos trabalhados na escola. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de jovens canoístas, participantes de um projeto social e que praticam como atividade esportiva a canoagem,junto as margens do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul/RS. Como referencial teórico buscou-se apoio em autores que versam sobre a importância de valorizar espaços não formais de Educação. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que apresenta como metodologia a pesquisa de campo do tipo etnográfica tendo, inicialmente, como instrumentos de coleta de dados a aplicação de um questionário aos alunos/atletas,a realização de observações no espaço do grupo e também as narrativas dos atores da pesquisa. A partir disso, foram realizadas algumas intervenções de cunho pedagógico visando abordar alguns conceitos matemáticos inerentes as ações de canoagem vividas no grupo e pelo grupo de jovens participantes do projeto, de modo a aliar prática de canoagem e Educação Matemática. Como questão de investigação tem-se: as atividades esportivas de prática de canoagem, de um grupo de jovens participantes de um projeto social, podem auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos? Para a análise dos dados recorremos a análise do discurso, tendo em vista que buscou-se voltar a atenção para detalhes de possíveis percepções nas narrativas dos atores, sujeitos da pesquisa. A partir dos dados analisados temos indícios para afirmar que é possível perceber a importância da Educação Matemática em espaços não formais de Educação e, no caso específico, a contribuição da prática da canoagem para aprendizagem de conceitos matemáticos relacionados as atividades do projeto social da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia.por
dc.contributor.advisor1Roos, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.contributor.referee1Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.contributor.referee2Chaves, Rodolfo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106567996248914por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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