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dc.contributor.advisorGomes, Cristina Marques
dc.creatorSilva, Carine Martins da
dc.date.accessioned2018-06-28T17:01:48Z
dc.date.available2018-06-28T17:01:48Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.citationSILVA, C. M. da. Drácula para todos: um estudo sobre paratextos editoriais. 2015. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13596
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research aims to deepen on the relavance of editorial paratextual elements on printed classics, as well as provide a reflection of the use of these in the search for different audiences, addressing various concepts about the Brazilian publishing market, as well as its historical context. For an effective immersion on the topic, the printed book production process and its traditional features were shown, conceptualizing key elements in an attempt to make the search liable of comprehension for future readers. Based on the studied concepts, the analysis of five editions of the book "Dracula" by Bram Stoker was performed, highlighting their characteristics, comparing and pointing additions, deletions and the layout of editorial paratexts. The study of different editions of the same work carried out by different publishers reveals that the editorial paratexts are essential in the production of a book, enabling the construction of new meanings and scope of new readers, contextualizing the demands of each era and favouring access of new generations to a work considered a classic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParatexto editorialpor
dc.subjectDráculapor
dc.subjectEdiçãopor
dc.subjectEditorial paratextseng
dc.subjectEditioneng
dc.titleDrácula para todos: um estudo sobre paratextos editoriaispor
dc.title.alternativeDracula for everyone: a study concerning editorial paratextseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo aprofundar-se na importância dos elementos paratextuais na obra clássica impressa “Drácula” do romancista Bram Stoker, bem como, fornecer uma reflexão através do método de estudo de caso, que permitiu a aproximação necessária para responder as questões “como” e “por que” acerca da utilização dos paratextos na busca de diferentes públicos. Abordaram-se inúmeros conceitos acerca do mercado editorial brasileiro, como a cadeia produtiva do livro, a contextualização histórica e apontamentos contemporâneos. Para uma efetiva imersão no tema, explanou-se sobre o processo de produção do livro impresso e suas características tradicionais, conceituando elementos essenciais na tentativa de tornar a pesquisa passível de compreensão para os futuros leitores. Baseando-se nos conceitos estudados efetuou-se a análise de cinco edições da obra “Drácula” de Bram Stoker, destacando suas características, comparando e evidenciando os acréscimos, as supressões e a disposição dos paratextos editoriais. O estudo de diferentes edições de uma mesma obra efetuada por diferentes editoras revela que os paratextos editoriais são indispensáveis na produção de um livro, possibilitando a construção de novos sentidos e o alcance de novos leitores, contextualizando com as demandas de cada época e facilitando o acesso de novas gerações a uma obra considerada clássica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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