dc.contributor.advisor | Gomes, Cristina Marques | |
dc.creator | Fantoni, Francieli Jordão | |
dc.date.accessioned | 2018-06-28T17:03:03Z | |
dc.date.available | 2018-06-28T17:03:03Z | |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.citation | FANTONI, F. J. O fenômeno midiático One Piece: uma análise do feminino através das personagens Nami e Nico Robin no anime. 2015. 129 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13601 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | One Piece is a Japanese work created by Eiichiro Oda and launched, firstly, as mangá (1994) and, later, as anime (1999). The series is the biggest selling and it tells the story of a pirate crew commanded by the captain Mokey D. Luffy, which is the main character. Nami and Nico Robin are the only women in the crew and they have different discourses. In this sense, it is aimed to investigate the female representation on anime One Piece focusing the discursive and imagery of these two characters. It is opted for looking at this theme by the lenses of comparative multiple case study (BECKER, 2000), besides using as methodological tool the semiologic analysis proposed by Eliseo Verón (2004) and Adair Caetano Peruzzolo (1998), in order to describe discursively the feminine through the actions during the plot and also identifying the different constructions of female figure. One Piece is an editorial and cinematographic phenomenon. From these characteristics, it can be considered as mediatic. It is observed, as a last consideration, that Nico Robin represents the mature woman and Nami is the girl in a transition to become a woman. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Representação feminina | por |
dc.subject | Midiatização | por |
dc.subject | Análise semiológica | por |
dc.subject | Anime | por |
dc.subject | One piece | por |
dc.subject | Female representation | eng |
dc.subject | Mediatilization | eng |
dc.subject | Semiologic analysis | eng |
dc.title | O fenômeno midiático One Piece: uma análise do feminino através das personagens Nami e Nico Robin no anime | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Criada por Eiichiro Oda, One Piece é uma obra japonesa lançada em forma de mangá (1994) e em anime (1999). A série é a mais vendida no Japão e conta a história de uma tripulação pirata comandada pelo capitão Monkey D. Luffy, personagem principal. Nami e Nico Robin são as únicas mulheres da tripulação e possuem discursos distintos. Neste sentido, pretende-se investigar a representação feminina no anime One Piece, baseado na performance discursiva e imagética das duas personagens. Opta-se por ver este tema pelo olhar do estudo de caso múltiplo comparativo (BECKER, 2000), além de utilizar como ferramenta metodológica a análise semiológica proposta por Eliseo Verón (2004) e Adair Caetano Peruzzolo (1998), de forma a descrever discursivamente, o feminino através das ações durante a trama e identificar as diferentes construções da figura feminina. One Piece trata-se de um fenômeno editorial e cinematográfico, portanto, midiático. Observa-se, por fim, que Nico Robin representa a mulher madura e Nami a transição menina-mulher. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |