Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBomfá, Cláudia Regina Ziliotto
dc.creatorMesquita Júnior, Fernando da Silveira
dc.date.accessioned2018-06-28T17:03:05Z
dc.date.available2018-06-28T17:03:05Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.citationMESQUITA JÚNIOR, F. S. Consumo e subculturas juvenis: um estudo sobre as práticas de consumo dos fãs de K-Pop no Brasil. 2015. 94 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13602
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe media products‟ globalization provided by current Technologies has made that foreigners cultures were presented to new people, seeking new admirers of certain objects. Internet, one of the main media outlets mowadays, is growing in Brazil, causing users of these way to use more this tool that gathers a majority of admirers of new contents from distant countries, such as the K-Pop, or Korean Pop, South Korean‟s music genre that covers a lot of music styles inside the same category. K-pop has taken global proportions using the internet, conquering fans all around the world, including Brazil, turning Brazilian K-Poppers (the fandom of the genre) included inside a foreigner subculture. This academic work has the purpose to analyze the consumer relationship of Brazilian K-Pop fan with the Korean‟s music genre subculture and verify any type of activity characterized as part of fandom culture. To execute the Project it was used a theoretical framework which would address questions about cultural and media consumption, youth subcultures, ciberculture, music and K-Pop. An online questionnaire developed in the Google Docs platform was applied with 303 respondents, making it possible to conclude that the Brazilian fan of the genre is active on the internet, consume without making major interventions in media products and absorb various features of both the Korean culture as the K-Pop subculture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsumopor
dc.subjectSubculturas juvenispor
dc.subjectPerfilpor
dc.subjectFandompor
dc.subjectK-Poppor
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectYouth subcultureseng
dc.subjectProfileeng
dc.titleConsumo e subculturas juvenis: um estudo sobre as práticas de consumo dos fãs de K-Pop no Brasilpor
dc.title.alternativeConsumption and youth subcultures: an study about consumption habits of K-Pop fans in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoA globalização de produtos midiáticos proporcionada pelas tecnologias atuais fez com que culturas estrangeiras fossem apresentadas a novos povos, buscando assim novos admiradores de determinados objetos. A internet, um dos principais meios de comunicação hoje em dia, vem crescendo no Brasil, fazendo com que os usuários desse meio passem a utilizar mais essa ferramenta que reúne grande parte de admiradores de novos conteúdos provenientes de países distantes, como é o caso do K-Pop, ou Korean Pop, gênero musical de origem Sul-Coreana que engloba diversos estilos musicais dentro da mesma categoria. O K-pop tomou proporções mundiais com o uso da internet, conquistando fãs pelo mundo todo, inclusive no Brasil, fazendo que os K-Poppers (nome dado ao fandom do gênero) brasileiros fossem incluídos dentro de uma subcultura estrangeira. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a relação de consumo do fã brasileiro de K-Pop com a subcultura do gênero musical coreano e verificar todo tipo de atividade realizada que caracteriza-se como parte da cultura de fandoms. Para a realização da pesquisa foi usado um aporte teórico que abordasse questões do consumo cultural e consumo midiático, subculturas juvenis, cibercultura, música e do objeto empírico K-Pop. Um questionário online desenvolvido na plataforma do Google Docs foi aplicado para 303 respondentes, possibilitando concluir que o fã Brasileiro do gênero é ativo na internet, consome os produtos sem fazer grandes intervenções em produtos midiáticos e absorve várias características tanto da cultura Coreana quanto da subcultura do K-Pop.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto