dc.creator | Santos, Paulo Vítor Silveira dos | |
dc.date.accessioned | 2018-07-09T13:02:51Z | |
dc.date.available | 2018-07-09T13:02:51Z | |
dc.date.issued | 2017-03-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13695 | |
dc.description.abstract | The present research of Master in Visual Arts, in the line Art and Technology,
deals with the use of the game Minecraft like artistic support. The importance of the
study comes from the fact that there is a recent growth in the research on electronic
games in the academic environment, which is different from the others for the
purpose of using an electronic game as artistic support. In this sense, the work refers
to the game as an aesthetic process, cultural, as art, based on the creation
processes involved. To that end, he discusses the subject, brought by John Huizinga,
Lévi-Strauss, Ane Cauquelin, Romero Tori, Suzete Venturelli, Arthur Bobani, Arlindo
Machado, among other thinkers, researchers and theorists. Also it analyzes the
subject with respect to the present artistic manifestations through electronic games,
in different productions legitimized by official institutions or not. In its practical
production bias, it is composed of artistic creations made mainly by the author on the
platform of the game Minecraft. The literary work 'Invisible Cities' by Italo Calvino was
selected as the element that instilled personal poetics, starting with the proposition of
creation through the narrative, via the cities described in the work, which generated a
series of productions in gameart, called, homonymously, Invisible Cities'. In this way,
it was tried to demonstrate the importance of studies in this emergent form of artistic
creation, configured from the universe of electronic games and gameart in the
context of art and technology. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | Minecraft | por |
dc.subject | Gamearte | por |
dc.subject | Cidades invisíveis | por |
dc.title | Tornando visíveis as ‘Cidades Invisíveis’: uma poética em Arte e Tecnologia no Minecraft | por |
dc.title.alternative | Making Visible 'Invisible Cities': poetics in Art and Technology in Minecraft | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de Mestrado em Artes Visuais, na linha Arte e
Tecnologia, trata do uso do jogo Minecraft como suporte artístico. A importância do
estudo advém do fato de haver um crescimento recente nas pesquisas sobre jogos
eletrônicos no meio acadêmico, sendo que essa se difere das demais pelo propósito
de usar um jogo eletrônico como suporte artístico. Neste sentido, o trabalho
referencia o jogo como um processo estético, cultural, como arte, tendo por base
processos de criação ali implicados. Aborda, para tal, as discussões relativas ao
tema, trazidas por John Huizinga, Lévi-Strauss, Ane Cauquelin, Romero Tori, Suzete
Venturelli, Arthur Bobani, Arlindo Machado, entre outros pensadores, pesquisadores
e teóricos. Igualmente analisa o assunto no que tange às manifestações artísticas
atuais através de jogos eletrônicos, em diferentes produções legitimadas por
instituições oficiais ou não. No seu viés de produção prática, compõe-se de criações
artísticas feitas, principalmente, pelo autor na plataforma do game Minecraft. Como
elemento instaurador da poética pessoal foi selecionada a obra literária ‘Cidades
Invisíveis’ de Italo Calvino, partindo da proposição de criação por meio da narrativa,
via cidades descritas na obra, o que gerou uma série de produções em gamearte,
denominadas, homonimamente, ‘Cidades Invisíveis’. Buscou-se, desse modo,
demonstrar a importância de estudos nessa forma emergente de criação artística,
configurada a partir do universo dos jogos eletrônicos e da gamearte no contexto da
arte e tecnologia. | por |
dc.contributor.advisor1 | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1234650265478193 | por |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Cláudio Tarouco de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8041917371066975 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Andréia Machado | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7243757837987821 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0209642585807071 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |