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dc.creatorSantos, Paulo Vítor Silveira dos
dc.date.accessioned2018-07-09T13:02:51Z
dc.date.available2018-07-09T13:02:51Z
dc.date.issued2017-03-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13695
dc.description.abstractThe present research of Master in Visual Arts, in the line Art and Technology, deals with the use of the game Minecraft like artistic support. The importance of the study comes from the fact that there is a recent growth in the research on electronic games in the academic environment, which is different from the others for the purpose of using an electronic game as artistic support. In this sense, the work refers to the game as an aesthetic process, cultural, as art, based on the creation processes involved. To that end, he discusses the subject, brought by John Huizinga, Lévi-Strauss, Ane Cauquelin, Romero Tori, Suzete Venturelli, Arthur Bobani, Arlindo Machado, among other thinkers, researchers and theorists. Also it analyzes the subject with respect to the present artistic manifestations through electronic games, in different productions legitimized by official institutions or not. In its practical production bias, it is composed of artistic creations made mainly by the author on the platform of the game Minecraft. The literary work 'Invisible Cities' by Italo Calvino was selected as the element that instilled personal poetics, starting with the proposition of creation through the narrative, via the cities described in the work, which generated a series of productions in gameart, called, homonymously, Invisible Cities'. In this way, it was tried to demonstrate the importance of studies in this emergent form of artistic creation, configured from the universe of electronic games and gameart in the context of art and technology.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectMinecraftpor
dc.subjectGameartepor
dc.subjectCidades invisíveispor
dc.titleTornando visíveis as ‘Cidades Invisíveis’: uma poética em Arte e Tecnologia no Minecraftpor
dc.title.alternativeMaking Visible 'Invisible Cities': poetics in Art and Technology in Minecrafteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa de Mestrado em Artes Visuais, na linha Arte e Tecnologia, trata do uso do jogo Minecraft como suporte artístico. A importância do estudo advém do fato de haver um crescimento recente nas pesquisas sobre jogos eletrônicos no meio acadêmico, sendo que essa se difere das demais pelo propósito de usar um jogo eletrônico como suporte artístico. Neste sentido, o trabalho referencia o jogo como um processo estético, cultural, como arte, tendo por base processos de criação ali implicados. Aborda, para tal, as discussões relativas ao tema, trazidas por John Huizinga, Lévi-Strauss, Ane Cauquelin, Romero Tori, Suzete Venturelli, Arthur Bobani, Arlindo Machado, entre outros pensadores, pesquisadores e teóricos. Igualmente analisa o assunto no que tange às manifestações artísticas atuais através de jogos eletrônicos, em diferentes produções legitimadas por instituições oficiais ou não. No seu viés de produção prática, compõe-se de criações artísticas feitas, principalmente, pelo autor na plataforma do game Minecraft. Como elemento instaurador da poética pessoal foi selecionada a obra literária ‘Cidades Invisíveis’ de Italo Calvino, partindo da proposição de criação por meio da narrativa, via cidades descritas na obra, o que gerou uma série de produções em gamearte, denominadas, homonimamente, ‘Cidades Invisíveis’. Buscou-se, desse modo, demonstrar a importância de estudos nessa forma emergente de criação artística, configurada a partir do universo dos jogos eletrônicos e da gamearte no contexto da arte e tecnologia.por
dc.contributor.advisor1Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234650265478193por
dc.contributor.referee1Azevedo, Cláudio Tarouco de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041917371066975por
dc.contributor.referee2Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209642585807071por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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