dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T12:34:56Z | |
dc.date.available | 2018-07-11T12:34:56Z | |
dc.date.issued | 2012-08-08 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13740 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study discusses the democratic management consecration as a way of
management assumed by public school system since 1997 in Santa Maria city and
its meaning effects on school organization and teachers’ work, analyzing how the
paradoxical nature of democracy term influences the development of policies to this
city. Furthermore, it discusses on implications of educational reforms – which have
been developed based on neoliberal policies – and the changes that have occurred
in the conceptions of school, education and the teachers’ role in this process. In this
way, we have the interest of developing an investigation on how this way of
management have influenced on the organization of school organization in terms of a
democratic proposal. In a process of looking for new meanings, it presents the
necessity of teachers seeking ways to share the control on discursive rules and
curricular structure, because we believe that the democratic management – as a rule
of public school – should contribute to build counter-hegemonic spaces related to
management processes of school and knowledge become radically democratic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Gestão escolar democrática: deslocamentos de sentidos nas políticas públicas do município de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: displacement of meanings in the public policies of Santa Maria city, Rio Grande do Sul, Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo problematiza a consagração da gestão democrática como modo
de gestão adotado pelo sistema público de ensino desde 1997, em Santa Maria-RS,
e seus efeitos de sentidos sobre a organização escolar e o trabalho docente,
analisando como o caráter paradoxal do termo democracia influencia a elaboração
das políticas públicas para a educação do município. Além disso, discute-se sobre
as implicações das reformas educacionais - que têm sido desenvolvidas à luz das
políticas neoliberais - e as modificações que têm ocorrido na concepção de escola,
de educação e do próprio papel dos professores nesse processo. Nesse sentido,
buscou-se investigar como esse modo de gestão tem atuado na organização escolar
através de deslizamentos semânticos, em termos de uma proposta democrática.
Num processo de busca por novos significados, apresenta-se a necessidade de os
professores buscarem formas de partilha do controle das regras discursivas e da
estrutura curricular, pois se acredita que a gestão democrática - ao se estabelecer
como normativa para o ensino público - pode contribuir com a construção de
espaços contra-hegemônicos para que o processo de gestão da escola e do
conhecimento torne-se, radicalmente, democrático. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |