Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online
Resumo
Estudos recentes destacam o uso de jogos digitais e dos elementos de design de jogos no contexto educacional (GEE, 2005; VAN ECK 2006, DETERDING, 2011; ERENLI, 2013; ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; BUSARELLO, 2016), porém poucos são os estudos brasileiros que associam design, gamification e ensino de línguas. Diante dessa lacuna, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta de design com gamification para o ensino a distância, tendo como base o Ciclo de produção de material didático digital (REIS; GOMES, 2014), o uso de elementos (intrínsecos e extrínsecos) do design de jogos digitais (LOPES; TODA; BRANCHER, 2015) e a definição de design proposta por Filatro (2008). Para propor isso, elaboramos um modelo de design com gamification, a fim de promover o engajamento e motivação dos participantes na execução de atividades, tanto para orientar ações no contexto presencial quanto para o ensino híbrido/a distância. Esta foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), na linha de pesquisa Desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede. Para isso, realizou-se uma investigação exploratória, a qual comporta uma pesquisa bibliográfica e três estudos de caso. Os participantes da pesquisa foram professores em formação inicial e em continuada da região de Santa Maria/RS. A pesquisa bibliográfica forneceu suporte teórico e os estudos de caso proporcionaram suporte prático para o desenvolvimento do design com gamification. Os estudos foram aplicados em uma Disciplina Complementar de Graduação; em um módulo do Curso de formação de tutores a distância e no Curso de Extensão Games e gamification no ensino de línguas. Os instrumentos utilizados para coleta de dados consistem em questionários diagnósticos e avaliativos aplicados durante as experiências práticas, pelas anotações do diário reflexivo do tutor, filmagens em determinadas experiências práticas, interações, material didático digital, atividades e relatórios gerados no Moodle. Os resultados evidenciaram a aceitabilidade da temática games e gamification pelos participantes, bem como a testagem do estudo piloto quanto ao design com gamification. Além disso, proporcionou coletarmos informações diretas sobre conteúdos, atividades didáticas, ajuste de carga-horária, e a aprovação do modelo de design elaborado. Ainda, os dados indicam que a aplicação do modelo de design com gamification foi importante para estimular, motivar e engajar os participantes na execução das atividades, ao mesmo tempo que evidenciou determinado descontentamento quanto à liberação do material didático digital em um formato não-linear, por fazer uso de conexões periféricas e por não ser liberado de modo parcial, conforme o andamento do curso. Os participantes indicaram a preferência por um modelo tradicional de fluxo vertical para o acesso aos conteúdos, como é geralmente feito em cursos tradicionais em EAD. Como produto final desta pesquisa, além desta dissertação, propomos o modelo de design com gamification para cursos online, tendo como base cinco etapas distintas, as quais contemplam: a concepção de linguagem do estudo; a seleção dos conteúdos didáticos; os recursos tecnológicos; a rede de conexões periféricas; e o sistema de gamification, pois entendemos que este modelo poderá contribuir com a comunidade acadêmica e professores interessados em utilizar esse design em cursos online, já que possui uma proposta inovadora, de apresentação de conteúdos de modo não linear, explorando elementos de design de jogos digitais, diferente dos atuais modelos tradicionais de EAD existentes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: