Andarilhando pelas trajetórias de formação: narrativas (auto)biográficas de pedagogas docentes universitárias
Resumo
A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação sobre: em que medida as narrativas (auto)biográficas das trajetórias de formação de pedagogos docentes dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA, de Santa Maria – RS, se relacionam com suas práticas docentes? Os desdobramentos desta intenção, de forma específica, foram: reconhecer na narrativa autobiográfica os elementos educativos que influenciaram na busca pela trajetória de formação continuada e me propiciaram o encontro com esse tema de pesquisa; teorizar o caminho metodológico, com a escolha pela metodologia de pesquisa qualitativa, método das narrativas(auto)biográficas; analisar as temáticas de teses, dissertações e artigos de outros pesquisadores para pensar sobre o meu caminho de pesquisa; resgatar o caminho percorrido pela educação no Brasil, os primeiros professores e o surgimento do curso de pedagogia; discutir sobre a formação docente no ensino superior; e verificar como as narrativas autobiográficas são possibilidades de reflexão docente, considerando as histórias de vida e as trajetórias de formação, como movimento de reflexão para compreensão dos processos formativos inicial e continuado. Por último, desenvolvo a pesquisa, apresento o levantamento de dados, os critérios usados, as entrevistas e as narrativas (auto)biográficas das quatro pedagogas docentes universitárias.
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