Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Joseana Stringini da
dc.date.accessioned2018-08-03T21:08:27Z
dc.date.available2018-08-03T21:08:27Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14007
dc.description.abstractThe present work has as main objective to carry out a study about the literary work A Confissão da Leoa, by Mia Couto, and the photographic series Muthianas and capulanas, by Albino Moisés. As a point in common between both works, there is the theme of the feminine, which is often presented as submissive, subaltern, or extolled and valued. Based on theoretical assumptions that can help to understand the space in which these works are located, it is intended to bring pertinent issues related to the African context, the feminine. Thus, starting from an interweaving of two distinct genres, two media (literature and photography), the objective is to conceptualize interdisciplinarity, initially, to then approach the real and the fictional, as well as the approach of time and its implications in each medium. The objects of study bring a particular world, which can be born in the (real) world itself, like the literary work in question. The documentary photography starts from a presupposition of a portrait of “the real”, roaming through the categories of the real and the fictional, as well as time. Thus, there is the realization that these “portraits” are constructed and presented from a point in common: focalization and framework. It is through this dialogical axis that we will analyze the corpus of the reaserch. From these intersections, this work seeks to establish dialogue between image and writing, as well as the points of convergence and divergence, similarities and differences around the image of the feminine in two different media.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImagem do femininopor
dc.subjectFocalizaçãopor
dc.subjectEnquadramentopor
dc.subjectMia Coutopor
dc.subjectAlbino Moiséspor
dc.subjectFemale imageeng
dc.subjectFocalizationeng
dc.subjectFrameworkeng
dc.subjectMia Coutoeng
dc.subjectAlbino Moiséseng
dc.titleIntersecções dialógicas entre A confissão da leoa, de Mia Couto, e a série fotográfica Muthianas e capulanas, de Albino Moisés: focalização e enquadramento do femininopor
dc.title.alternativeDialogical intersections between A confissão da leoa, by Mia Couto, and Muthianas and capulanas photographic series, by Albino Moisés: feminine focalization and frameworkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra literária A confissão da leoa, de Mia Couto, e a série fotográfica Muthianas e capulanas, de Albino Moisés. Como ponto em comum entre ambas as obras, encontra-se a temática do feminino, que ora apresenta-se submissa e subalterna, ora enaltecida e valorizada. A partir de pressupostos teóricos que possam auxiliar para a compreensão do espaço em que essas obras estão situadas, pretende-se trazer questões pertinentes ligadas ao contexto africano e à questão do feminino neste mesmo contexto. Assim, partindo de um entrelaçamento de dois gêneros distintos e de dois meios (literatura e fotografia), objetiva-se a conceituação de interdisciplinaridade, inicialmente, para, em seguida, tratar do real e do ficcional, bem como a abordagem do tempo e suas implicações em cada meio. Os objetos de estudo desta pesquisa trazem um mundo particular, que pode nascer tanto no próprio mundo (real) quanto na obra literária em questão. Por sua vez, a fotografia documental parte de um pressuposto de retrato de um “real”. Ao percorrer as categorias de real e ficcional, bem como o tempo, percebe-se que esses “retratos” são construídos e apresentados a partir de um ponto em comum: focalização e enquadramento. Através desse eixo dialógico que se situa a análise do corpus do trabalho. A partir dessas intersecções, é apresentado um diálogo entre imagem e escrita e os pontos de convergência e divergência, semelhanças e diferenças em torno da imagem do feminino em duas mídias distintas.por
dc.contributor.advisor1Felippe, Renata Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454806173934935por
dc.contributor.advisor-co1Alós, Anselmo Peres
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335387854670599por
dc.contributor.referee1Silva, Marcia Ivana de Lima e
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8627082926847683por
dc.contributor.referee2Souto, Andrea do Roccio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763090579290391por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537362000544135por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International