dc.creator | Rosa, Joseana Stringini da | |
dc.date.accessioned | 2018-08-03T21:08:27Z | |
dc.date.available | 2018-08-03T21:08:27Z | |
dc.date.issued | 2017-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14007 | |
dc.description.abstract | The present work has as main objective to carry out a study about the literary work A Confissão
da Leoa, by Mia Couto, and the photographic series Muthianas and capulanas, by Albino
Moisés. As a point in common between both works, there is the theme of the feminine, which
is often presented as submissive, subaltern, or extolled and valued. Based on theoretical
assumptions that can help to understand the space in which these works are located, it is
intended to bring pertinent issues related to the African context, the feminine. Thus, starting
from an interweaving of two distinct genres, two media (literature and photography), the
objective is to conceptualize interdisciplinarity, initially, to then approach the real and the
fictional, as well as the approach of time and its implications in each medium. The objects of
study bring a particular world, which can be born in the (real) world itself, like the literary work
in question. The documentary photography starts from a presupposition of a portrait of “the
real”, roaming through the categories of the real and the fictional, as well as time. Thus, there
is the realization that these “portraits” are constructed and presented from a point in common:
focalization and framework. It is through this dialogical axis that we will analyze the corpus of
the reaserch. From these intersections, this work seeks to establish dialogue between image and
writing, as well as the points of convergence and divergence, similarities and differences around
the image of the feminine in two different media. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imagem do feminino | por |
dc.subject | Focalização | por |
dc.subject | Enquadramento | por |
dc.subject | Mia Couto | por |
dc.subject | Albino Moisés | por |
dc.subject | Female image | eng |
dc.subject | Focalization | eng |
dc.subject | Framework | eng |
dc.subject | Mia Couto | eng |
dc.subject | Albino Moisés | eng |
dc.title | Intersecções dialógicas entre A confissão da leoa, de Mia Couto, e a série fotográfica Muthianas e capulanas, de Albino Moisés: focalização e enquadramento do feminino | por |
dc.title.alternative | Dialogical intersections between A confissão da leoa, by Mia Couto, and Muthianas and capulanas photographic series, by Albino Moisés: feminine focalization and framework | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra literária A
confissão da leoa, de Mia Couto, e a série fotográfica Muthianas e capulanas, de Albino
Moisés. Como ponto em comum entre ambas as obras, encontra-se a temática do feminino, que
ora apresenta-se submissa e subalterna, ora enaltecida e valorizada. A partir de pressupostos
teóricos que possam auxiliar para a compreensão do espaço em que essas obras estão situadas,
pretende-se trazer questões pertinentes ligadas ao contexto africano e à questão do feminino
neste mesmo contexto. Assim, partindo de um entrelaçamento de dois gêneros distintos e de
dois meios (literatura e fotografia), objetiva-se a conceituação de interdisciplinaridade,
inicialmente, para, em seguida, tratar do real e do ficcional, bem como a abordagem do tempo
e suas implicações em cada meio. Os objetos de estudo desta pesquisa trazem um mundo
particular, que pode nascer tanto no próprio mundo (real) quanto na obra literária em questão.
Por sua vez, a fotografia documental parte de um pressuposto de retrato de um “real”. Ao
percorrer as categorias de real e ficcional, bem como o tempo, percebe-se que esses “retratos”
são construídos e apresentados a partir de um ponto em comum: focalização e enquadramento.
Através desse eixo dialógico que se situa a análise do corpus do trabalho. A partir dessas
intersecções, é apresentado um diálogo entre imagem e escrita e os pontos de convergência e
divergência, semelhanças e diferenças em torno da imagem do feminino em duas mídias
distintas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Felippe, Renata Farias de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5454806173934935 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Alós, Anselmo Peres | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4335387854670599 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marcia Ivana de Lima e | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8627082926847683 | por |
dc.contributor.referee2 | Souto, Andrea do Roccio | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4763090579290391 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4537362000544135 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |