dc.contributor.advisor | Sartori, Carlos Augusto | |
dc.creator | Maiotti, Álvaro de Souza | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T12:04:03Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T12:04:03Z | |
dc.date.issued | 2018-07-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14193 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to outline a methodological proposal for the teaching of philosophy based on its relations with literature. As a starting point we adopt a contemporary and very strict conception of the nature of philosophy and its teaching according to which its actualization is brought about by problems explored and discussed by the philosophers through history. Among the available methodologies and taking into consideration some current pedagogies that postulate a less compartmentalized and more integrated way of teaching, we propose a multidisciplinary approach articulated with literature as a possible way of teaching philosophy. Given the long established relations between philosophy and literature, text and speech come out as resource and product of the lessons in the classroom at the same time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Methodology | eng |
dc.title | Entre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de filosofia | por |
dc.title.alternative | Among the paths of literature: a methodological essay to philosophy teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia apoiada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à natureza da filosofia e de seu ensino, segundo a qual seu desenvolvimento é provocado pelos problemas explorados e discutidos pelos filósofos ao longo da história. Dentre as metodologias disponíveis, e considerando algumas pedagogias atuais que postulam uma forma de ensino menos compartimentada e mais integrada, propomos uma abordagem pluridisciplinar articulada com a literatura como um caminho possível para o ensino de filosofia. Dadas as antigas relações entre filosofia e literatura, texto e discurso surgem, a um tempo, como recurso e produto das aulas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |