Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSartori, Carlos Augusto
dc.creatorMaiotti, Álvaro de Souza
dc.date.accessioned2018-09-05T12:04:03Z
dc.date.available2018-09-05T12:04:03Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14193
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to outline a methodological proposal for the teaching of philosophy based on its relations with literature. As a starting point we adopt a contemporary and very strict conception of the nature of philosophy and its teaching according to which its actualization is brought about by problems explored and discussed by the philosophers through history. Among the available methodologies and taking into consideration some current pedagogies that postulate a less compartmentalized and more integrated way of teaching, we propose a multidisciplinary approach articulated with literature as a possible way of teaching philosophy. Given the long established relations between philosophy and literature, text and speech come out as resource and product of the lessons in the classroom at the same time.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.titleEntre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de filosofiapor
dc.title.alternativeAmong the paths of literature: a methodological essay to philosophy teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Filosofia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia apoiada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à natureza da filosofia e de seu ensino, segundo a qual seu desenvolvimento é provocado pelos problemas explorados e discutidos pelos filósofos ao longo da história. Dentre as metodologias disponíveis, e considerando algumas pedagogias atuais que postulam uma forma de ensino menos compartimentada e mais integrada, propomos uma abordagem pluridisciplinar articulada com a literatura como um caminho possível para o ensino de filosofia. Dadas as antigas relações entre filosofia e literatura, texto e discurso surgem, a um tempo, como recurso e produto das aulas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto