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dc.contributor.advisorSartori, Carlos Augusto
dc.creatorFernandes, Heloisa Conceição de Lima
dc.date.accessioned2018-09-05T12:37:49Z
dc.date.available2018-09-05T12:37:49Z
dc.date.issued2018-07-07
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14195
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article discusses the role of Philosophy Teaching for the development of critical conscience. Relying on theories of Philosophers such as Plato, Henri Bergson, Martha Nussbaum, Ricardo Timm, among others. The main object of this investigation is the deconstruction of the obvious, as an attitude of reflection before discourses, which in practice do not materialize, that is, the false impressions of familiarity and mastery over certain themes. The overcoming of some dogmas or daily vices would reflect externally for the individual and for everyone around them, raising Education to another level, focused on knowledge and at the same time closer to Paideia's goals, that is, a project of humanization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDesconstruçãopor
dc.subjectÓbviopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDeconstructioneng
dc.subjectObviouseng
dc.subjectReflectioneng
dc.titleA desconstrução do óbvio na filosofiapor
dc.title.alternativeThe devonstration of the obviousness in philosophyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Filosofia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo discute o papel do Ensino Filosofia para o desenvolvimento da consciência crítica. Apoiando-se em teorias de Filósofos como Platão, Henri Bergson, Martha Nussbaum, Ricardo Timm, entre outros. O objeto principal dessa investigação é a desconstrução do óbvio, como atitude de reflexão diante de discursos, que na prática não se concretizam, ou seja, as falsas impressões de familiaridade e de domínio sobre certos temas. A superação de alguns dogmas, ou vícios cotidianos refletiria externamente para o indivíduo e para todos em sua volta, elevando a Educação para outro patamar, voltada ao conhecimento e ao mesmo tempo mais próxima do que eram os objetivos da Paideia, ou seja, um projeto de humanização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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