dc.contributor.advisor | Sartori, Carlos Augusto | |
dc.creator | Fernandes, Heloisa Conceição de Lima | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T12:37:49Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T12:37:49Z | |
dc.date.issued | 2018-07-07 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14195 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the role of Philosophy Teaching for the development of critical conscience. Relying on theories of Philosophers such as Plato, Henri Bergson, Martha Nussbaum, Ricardo Timm, among others. The main object of this investigation is the deconstruction of the obvious, as an attitude of reflection before discourses, which in practice do not materialize, that is, the false impressions of familiarity and mastery over certain themes. The overcoming of some dogmas or daily vices would reflect externally for the individual and for everyone around them, raising Education to another level, focused on knowledge and at the same time closer to Paideia's goals, that is, a project of humanization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Desconstrução | por |
dc.subject | Óbvio | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Deconstruction | eng |
dc.subject | Obvious | eng |
dc.subject | Reflection | eng |
dc.title | A desconstrução do óbvio na filosofia | por |
dc.title.alternative | The devonstration of the obviousness in philosophy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo discute o papel do Ensino Filosofia para o desenvolvimento da consciência crítica. Apoiando-se em teorias de Filósofos como Platão, Henri Bergson, Martha Nussbaum, Ricardo Timm, entre outros. O objeto principal dessa investigação é a desconstrução do óbvio, como atitude de reflexão diante de discursos, que na prática não se concretizam, ou seja, as falsas impressões de familiaridade e de domínio sobre certos temas. A superação de alguns dogmas, ou vícios cotidianos refletiria externamente para o indivíduo e para todos em sua volta, elevando a Educação para outro patamar, voltada ao conhecimento e ao mesmo tempo mais próxima do que eram os objetivos da Paideia, ou seja, um projeto de humanização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |