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dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorVizzoto, Rozilene
dc.date.accessioned2018-09-05T13:43:25Z
dc.date.available2018-09-05T13:43:25Z
dc.date.issued2018-07-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14199
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe article proposes to think about the teaching of Philosophy with the young people, considering the interests in the midst of the mediatic and imagistic culture, which compose their existential experiences in the contemporaneity, since we consider that Philosophy only becomes meaningful as its teaching is guided, methodologically by principles that emphasize the importance of the investigation and conceptual problematization of philosophical subjects and that such principles are implied in the philosophical experimentation. Thus, the question is: is it possible to philosophize with the young people of high school? In order to answer this question, we aim to investigate the possibility of the philosophical exercise with the young people, considering thus the sociocultural conditions and what are the possible ways of the philosophical exercise in the context of the basic school. We do know that philosophical activity requires careful reading from the emergence of the philosophical problem to its solution. Philosophical writing demands a lurking attitude to conceptual creation. Therefore, the philosophy teacher must define his practice, proposing the philosophical experimentation mediated by information and communication technologies, art and cinema, considering that such devices are possibilities of connection between the objective of dealing with the philosophical problem and the culture of the image and what results from the relationship of young people to the universe of media social networks.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectCultura contemporâneapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTeaching of philosophyeng
dc.subjectContemporaneity cultureeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleO desafio do ensino de filosofia com os jovens do ensino médiopor
dc.title.alternativeThe challenge of teaching philosophy with young people of high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Filosofia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO artigo propõe pensar o ensino de Filosofia com os jovens, considerando os interesses em meio à cultura midiática e imagética, a qual compõem suas vivências existenciais na contemporaneidade, pois consideramos que a Filosofia somente se torna significativa à medidaque o seu ensino seja pautado, metodologicamente por princípios que enfatizem a importância da investigação e problematização conceitual de temas filosóficos e que tais princípios estejam implicados na experimentação filosófica. Nesse sentido, cabe a pergunta: É possível filosofar com os jovens do ensino médio? Para responder a esse questionamento, objetivamos investigar a possibilidade do exercício filosófico com os jovens, considerando as condições socioculturais e quais são os possíveis modos do exercício filosófico no contexto da escola básica. Sabemos que a atividade filosófica requer leitura atenta desde o surgimento do problema filosófico até a sua solução. A escrita filosófica exige uma atitude de espreita à criação conceitual. Para tanto, o professor de filosofia precisa definir sua prática, propondo a experimentação filosófica mediada pelas tecnologias de comunicação e informação, a arte e o cinema, considerando que tais dispositivos são possibilidades de conexão entre o objetivo de tratar o problema filosófico e a cultura da imagem e do que resulta da relação dos jovens com o universo das redes sociais midiáticas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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