dc.contributor.advisor | Gallina, Albertinho Luiz | |
dc.creator | Kruetzmann, Juliana Lopes | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T14:01:57Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T14:01:57Z | |
dc.date.issued | 2018-07-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14201 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article aims to approach Philosophy as a tool able to overcome society's imposition. In other words, a way to overcome the values and standards established across several media that significantly influence the formation of young students. Based on the perspective that philosophy teaching is a powerful tool, the main objective is to investigate how philosophy teachers can direct their classes in order to develop a more critical view, autonomous posture and a deeper reflection of what people are daily exposed through the media. Avoiding the herd behavior in which individuals consume ready concepts. In this bias, it will be discussed the importance of teaching philosophy in the formation of high school students. In addition, it intends to articulate the teaching of philosophy with some of the problems students face. Thus, the relevance of this article is justified in investing in the preparation and personal improvement for the performance of teaching activities. It will put in discussion the direction of the classes, aiming at proposing possible ways to bring students closer to philosophy, making it more meaningful to these students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Filosofia: uma ferramenta para superar os ditames da sociedade | por |
dc.title.alternative | Philosophy: a tool to overcome society's imposition | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo visa abordar a Filosofia como uma ferramenta capaz de permitir que os ditames da sociedade sejam superados. Ou seja, que os valores e padrões estabelecidos pelas diversas mídias que influenciam significativamente na formação dos jovens estudantes sejam vencidos. Para tanto, se fundamenta na perspectiva de que o seu ensino é algo poderoso. Dessa forma, o objetivo central é investigar como o professor de filosofia pode direcionar as suas aulas de modo a possibilitar o desenvolvimento de um olhar mais crítico, uma postura mais autônoma e uma reflexão mais profunda daquilo que através das mídias nos é imposto diariamente, evitando deste modo, o comportamento de rebanho no qual os indivíduos consomem significados prontos. Neste viés, será posto em discussão a importância do ensino de filosofia na formação dos estudantes do ensino médio. Além disso, pretende-se articular o ensino de filosofia com alguns dos problemas por eles enfrentados. Assim, percebe-se que a relevância deste artigo, se justifica na medida em que investirá na preparação e aperfeiçoamento pessoal para o desempenho das atividades docentes. Isto é, colocará em discussão o direcionamento das aulas, visando propor possíveis formas de aproximar os educandos da filosofia, tornando- a mais significativa a estes estudantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |