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dc.contributor.advisorGallina, Albertinho Luiz
dc.creatorOliveira, Michael de
dc.date.accessioned2018-09-05T14:39:52Z
dc.date.available2018-09-05T14:39:52Z
dc.date.issued2018-07-21
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14204
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work intends to reference the teaching of Philosophy from texts of classical literature, addressing, specifically, the book "Gulliver's travels" by Jonathan Swift, showing that there is not only an enjoyable reading in classical works. The author discusses ethical and political problems of your time taking into account the context, where two great powers, England and France, vied for world sovereignty with their revolutions and technological innovations. The text brings a critical, pointing out political issues that caused the kingdoms of Lilliput and Blefuscu get sidetracked by small problems. Addresses ethical and moral contexts,highlighting problems with corruption. Presents a patrimonial Government situations in addition to presenting certain level of critical rationalism. The distorted image of humanity is the highlight, realizing totalitarian aspects reported on one of the trips. The aim of this work is to propose the use of the book, as well as other literary works, for check the historical context, ethical and political, that go unnoticed to most students. One realizes, on literary work, timeless context. The challenge of finding out about the ethical / political question still highlighted, with several questions, such as: what are the differences and/or similarities we perceive with this matter today? Why Swift uses this fanciful imagination in your writing? What he intended to denounce or investigate?eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectClássicopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectClassiceng
dc.subjectEthiceng
dc.titleClássicos literários como motivação para a aula de filosofiapor
dc.title.alternativeLiterary classics as a motivation for the class of philosophyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Filosofia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma leitura agradável em obras clássicas. O autor aborda problemas éticos e políticos de seu tempo tendo em consideração o contexto vivido, onde duas grandes potências, Inglaterra e França, disputavam a soberania mundial, com suas revoluções e inovações tecnológicas. O texto traz uma crítica, apontando questões políticas que fizeram com que os reinos de Lilipute e Blefuscu se apartassem por questões miúdas. Aborda contextos éticos e morais destacando problemas com corrupção. Apresenta situações de um governo patrimonialista além de apresentar certo nível de racionalismo crítico. A imagem deturpada da humanidade é ponto de destaque, percebendo-se aspectos totalitários denunciados em uma das viagens. O objetivo deste trabalho é propor a utilização da obra, bem como de outras obras literárias, para verificar contexto histórico, ético e político, que passam despercebidos da maioria dos estudantes. Percebe-se, na obra referida, contexto atemporal. Surge o desafio de averiguação acerca da questão ético/política ainda em destaque, com diversas questões, tais como: Quais as diferenças e/ou semelhanças que percebemos com esta questão atualmente? Por qual motivo Swift se utiliza desta fantasiosa imaginação em seu escrito? O que ele pretendia denunciar ou apurar?por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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