Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorAgne, Alessandra Claucia
dc.date.accessioned2018-09-06T11:08:27Z
dc.date.available2018-09-06T11:08:27Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14215
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work is a study about the view of school managers on playing in Early Childhood Education. The general objective of the research was to reflect on the importance of play in the pedagogical practice of EMEI Maria Vitória Pohlmann, from Sobradinho / RS. The research has a qualitative approach, characterized as a descriptive case study. An open, semistructured questionnaire was used as an instrument of data collection, answered by the director, supervisor and three teachers. They also affirmed that the Political Pedagogical Project contemplates the play in the pedagogical actions, being that this document must be updated according to the needs of the school. The research participants emphasized that the organization of the pedagogical work aims to play, using the methodology of the projects, with planning focused on the curiosity of the child and stimuli with more varied materials and toys. From the study, it was observed that they did not consider playing a challenge, but essential activity for children. Only one teacher highlighted play as a challenge, especially in school planning in the form of projects. The participants emphasized the importance of updating and searching for knowledge and methodologies, leveraging the quality of the school and new knowledge of the children. In addition, it was found that the school manager contributes ideas and motivates his school staff in the pedagogical practices that contemplate playing, enabling the integral development of the child of Child Education, always constructing actions that instigate for a quality education in the educational process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPlayeng
dc.titleO brincar na educação infantil: um estudo na perspectiva dos gestores escolares da EMEI Maria Vitória Pohlmannpor
dc.title.alternativeThe play in early childhood education: a study from the perspective of managers of EMEI school Maria Vitória Pohlmanneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre o brincar na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre a importância do brincar na prática pedagógica da EMEI Maria Vitória Pohlmann, de Sobradinho/RS. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso do tipo descritivo. Utilizou-se como um instrumento de coleta de dados um questionário aberto, semiestruturado, respondido pela diretora, supervisora escolar e três professoras. Afirmaram também que o Projeto Político Pedagógico contempla o brincar nas ações pedagógicas, sendo que esse documento deve ser atualizado de acordo com as necessidades da escola. Os participantes da pesquisa destacaram que a organização do trabalho pedagógico visa o brincar, utilizando a metodologia dos projetos, com planejamento voltado para a curiosidade da criança e estímulos com mais variados materiais e brinquedos. A partir do estudo observou-se que não consideram o brincar um desafio, mas atividade essencial para as crianças. Apenas uma professora destacou o brincar como desafio, principalmente no planejamento escolar em forma de projetos. Os participantes enfatizaram a importância da atualização e busca de conhecimentos e metodologias, alavancando a qualidade da escola e novos conhecimentos das crianças. Além disso, constatou-se que o gestor escolar contribui com ideias e motiva sua equipe escolar nas práticas pedagógicas que contemplam o brincar, possibilitando o desenvolvimento integral da criança de Educação Infantil, sempre construindo ações que instiguem por uma educação de qualidade no processo educativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto