Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorDalmolin, Antonio Marcos Teixeira
dc.date.accessioned2018-09-24T14:53:51Z
dc.date.available2018-09-24T14:53:51Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14368
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study is a qualitative research, bibliographic type, in which were analyzed, using the Discursive Textual Analysis, education journals about the thematic institutional evaluation in the Higher Education and its relationship with the democratic management. The results are summarized based on two categories, which are: intentions of the institutional evaluation and institutional evaluation and management. Were discussed issues such the non-neutrality of the evaluation, the influence of capitalist assumptions on evaluation and on institutional evaluation in the context of democratic processes of management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleAvaliação institucional e gestão democrática na educação superior brasileira: análise dos artigos da Revista Brasileira de Educação e da Revista da Avaliação da Educação Superior no periodo de 2008 a 2010por
dc.title.alternativeInstitutional evaluation and democratic management in Brazilian higher education: analysis of articles of Revista Brasileira de Educação and Revista da Avaliação da Educação Superior in the period 2008 to 2010eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foram analisados, através da Análise Textual Discursiva, periódicos da área da educação acerca da temática avaliação institucional na Educação Superior e sua relação com a gestão democrática. Os resultados estão sintetizados com base em duas categorias, que são: intencionalidades da avaliação institucional e avaliação institucional e gestão. São discutidas questões como a não-neutralidade da avaliação, a influência de pressupostos capitalistas na avaliação e a avaliação institucional no contexto de processos democráticos de gestão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto