O uso do vídeo aplicado na turma do pré-nível B da educação infantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelina Zanchi de Faxinal do Soturno
Resumo
Este artigo mostra os resultados teórico-práticos da pesquisa realizada sobre o uso da mídia vídeo na prática pedagógica da Educação Infantil e sua influência no papel do professor e do aluno no espaço de sala de aula. Nesta oportunidade, apresentam-se reflexões acerca da temática estudada, na qual o objetivo é apontar alternativas que demonstrem os benefícios da utilização e criação da mídia vídeo no cotidiano de sala de aula desta etapa de ensino. A metodologia empregada passa por uma revisão de literatura e a proposição na prática de uma proposta de trabalho com uma turma do pré-nivel B (crianças de 4 a 5 anos) na Escola Estadual Adelina Zanchi no uso e produção de vídeos, a partir das áreas de conhecimentos dos projetos desenvolvidos em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição. A principal con-clusão extraída deste estudo, diz respeito às possibilidades de inserção da mídia ví-deo a serviço da educação, propiciando mudanças significativas no processo de en-sino-aprendizagem e no paradigma do professor e do aluno através da interação dos sujeitos com o objeto de estudo/conhecimento de forma apropriada e contextualiza-da.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]