A produção de vídeos como estratégia pedagógica para a construção da identidade dos alunos na educação infantil
Resumen
Este artigo apresenta possibilidades através do uso de recursos tecnológicos de ações pedagógicas que promovam a construção da identidade dos alunos das escolas de Educação Infantil do município de Salto do Jacuí/RS. Também apresenta o exemplo de uma prática, um breve apanhado da educação infantil no universo pesquisado, metodologia utilizada e resultados. O objetivo principal desta proposta foi produzir e utilizar vídeos para auxiliar na construção da identidade dos alunos da turma de 02 anos da Educação Infantil. A metodologia empregada nesta pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica a cerca do tema e posteriormente uma pesquisa descritiva, estudo de caso, de modelo misto. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado dirigido aos docentes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). Como principal conclusão desta pesquisa é possível a-pontar a possibilidade de produzir vídeos com os alunos da Educação Infantil como um dos recursos metodológicos de construção da identidade, embora as ações peda-gógicas da maioria dos professores pesquisados ainda desconheça tal possibilidade.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]