O plano de desenvolvimento da escola e a gestão escolar em escolas de educação básica de Santa Maria - RS
Resumo
Frente às mudanças na política educacional brasileira, faz-se necessário refletir sobre a ocorrência destas na gestão da escola, buscando-se compreender a interação nestes espaços. Esta pesquisa problematizou o campo em que se situa a “Gestão Democrática do Ensino Público” garantida como princípio da educação pública na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A normativa que introduziu essa forma de organização no trabalho da escola firma-se agora na participação coletiva dos envolvidos no processo de ensino. A mudança trouxe novas perspectivas para escola pública na tentativa de solucionar problemas apresentados ao longo do tempo, com as mudanças sociais e políticas brasileiras. Para situar o contexto, realizou-se o estudo das ações decorrentes das atuais políticas públicas em Educação e suas implicações no trabalho da Gestão Escolar.
O desenvolvimento da pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa e quantitativa, um estudo de caso, com a análise documental, que possibilitou a interpretação de uma realidade materializada nos documentos da escola e a análise de conversas informais realizadas com gestores sobre o PDE-Escola e a gestão escolar, registradas no diário de campo da pesquisadora. Dentre as relações estabelecidas entre os documentos da escola e a fala dos gestores pode-se identificar o paradoxo entre as forças sociais e econômicas, apontando que a escola continua a centralizar as decisões na figura do diretor. Ao mesmo tempo, que dá indícios do trabalho coletivo nas escolas, na medida em que os espaços de participação conquistados na gestão democrática têm apresentado pequenos avanços na construção de um cenário público democrático.
Coleções
- Gestão Educacional [292]