Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorRosa, Fabiane da Silva
dc.date.accessioned2018-10-04T15:48:27Z
dc.date.available2018-10-04T15:48:27Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14456
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph presents the results of a survey conducted as a final of the Specialization Course on Sensu Lato-Educational Management, Federal University of Santa Maria, and as the locus Colégio Estadual Cônego Scherer in Guaíba at Rio Grande do Sul. The research aimed to investigate, classify and analyze the contents of this School for indicators of institutional assessment, including as sources for data collection: The Development Index of Education - DIE, the School Census, the Evaluation System of Basic Education - ESBE, the National Secondary Education Examination - NSEE and the System of Evaluation of Educational Achievement of Rio Grande do Sul – SEEARS; and by tables qualitative compared the performance of the College with the general indexes, the 5th and 8th s grades of elementary school, and in the 1st and 3rd grade of high school, the rates of approval and disapproval general in the disciplines of Mathematics and Portuguese according to the database PROCERGS-ESCOLA. The research, supported on the reference of the qualitative approach in Education, was descriptive, analyzing data from the educational reality of the school investigated, from a case study (LÜDKE and ANDRÉ, 2008). For data analysis, were detailed references in the field of educational management (LUCE and Medeiros, 2006; FRIGOTTO, 2007), and federal and state government focused on the institutional school evaluation (BRAZIL, 2007; RIO GRANDE DO SUL, 2006 ; SOUSA, 1995; PERONI, 2006; SAVIANI, 2009). Analyses conducted at the School show that: the highest failure rates occur in the first year of high school, the greater difficulty that students have are in the disciplines of Mathematics and Portuguese; improvement of IDEB from 5th to 8th grades, which increased from 3.5 to 4.2 points, and reducing the percentage of failure in the third grade of high school. From the data analyzed, it is possible to observe that the school seeks to remedy their deficiencies in the quality of education in the form of ongoing assessment tools, such as teaching and learning, school climate, parental involvement and community in decision making, management people, process management, infrastructure and analysis of results performed by the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.titleAvaliação institucional da educação: um estudo de caso no Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba/RSpor
dc.title.alternativeInstitutional evaluation of education: a case study in State College Conego Scherer, in Guaíba/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul/, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como locus o Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba – RS. A pesquisa teve como objetivo investigar, sistematizar e analisar os índices desta Escola, em relação aos indicadores de avaliação institucional, incluindo como fontes para a coleta de dados: o Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB, o CENSO ESCOLAR (MEC/INEP), o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul – SAERS; e através de tabelas quantitativas, comparou-se o desempenho do Colégio com os índices gerais, nas 5ªs e 8ªs séries do Ensino Fundamental, e nas 1ªs e 3ªs séries do Ensino Médio; os índices de aprovação e reprovação gerais nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa de acordo com o do banco de dados do PROCERGS-ESCOLA. A pesquisa, sustentada nos referenciais da abordagem qualitativa em Educação, foi do tipo descritiva, analisando dados da realidade educacional da Escola investigada, a partir de um estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 2008). Para a análise dos dados, foram aprofundados referenciais da área da gestão educacional (LUCE e MEDEIROS, 2006; FRIGOTTO, 2007); e dos programas federais e estadual de governo voltados à avaliação escolar institucional (BRASIL, 2007; RIO GRANDE DO SUL, 2006; SOUSA, 1995; PERONI, 2006; SAVIANI, 2009). As análises realizadas na Escola evidenciaram que os maiores índices de reprovação ocorrem na 1a série do Ensino Médio; a maior dificuldade que os alunos possuem é nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa; houve melhora do IDEB de 5a a 8a séries, que passou de 3,5 para 4,2 pontos e houve redução do percentual de reprovação na 3a série do Ensino Médio no período investigado. A partir dos dados analisados, é possível observar que a Escola busca sanar suas deficiências na oferta de qualidade do ensino, utilizando-se de instrumentos de avaliação constante, em relação ao ensino-aprendizagem; ao clima escolar; à participação dos pais e da comunidade nas tomadas de decisão; à gestão de pessoas e de processos; à infra-estrutura e análise dos resultados de seu desempenho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto