Mostrar registro simples

dc.creatorReis, Michele Tamara
dc.date.accessioned2018-10-08T18:44:22Z
dc.date.available2018-10-08T18:44:22Z
dc.date.issued2018-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14490
dc.description.abstractIn search of integration, articulation and production of new knowledges, in this dissertation, we seek to investigate how an interdisciplinary approach between Chemistry and Art, through the "Inks" theme, can favor the teaching and learning process for high school students. From this perspective, we seek a thematic that provides the study of reality, as well as the contextualization of scientific concepts. This research was developed in a public school of the State network of the city of Santa Maria, with professors of Chemistry and Art, in a third grade class of High School. The research is structured in two phases. The first phase consists in choosing the place, through an online questionnaire applied in different schools and directed to teachers of Chemistry and Art, in order to perceive the interest in developing an interdisciplinary work, besides knowing the school environment. After the definition of the application school, an interview was held with the Chemistry and Art teachers, in order to learn about their conceptions about interdisciplinarity and contextualization, as well as their perspectives regarding the planning and realization of the proposal. The second phase refers to the application of interdisciplinary planning for learners, regarding the theme "Inks". For that, two thematic workshops were elaborated according to the Three Pedagogical Moments, with the use of experimental activities and case study. In this research, the approach is predominantly qualitative, exploratory and descriptive. For data collection, instruments such as questionnaires, interviews, reports and conceptual maps were used and analyzed based on the Discursive Textual Analysis. According to the results obtained in this research, can be observed a gradual evolution of the construction of the knowledge related to the thematic worked, considering the relations established between the concepts organized in the conceptual maps. Therefore, it can be concluded that the theme "Inks" allied to an interdisciplinary approach between Chemistry and Art, provided a more contextualized and integrated teaching process, favoring student learning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTemática “Tintas”por
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de química e artepor
dc.subjectTheme "Inks"eng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectTeaching and learning of chemistry and arteng
dc.titleO ensino de química e arte por meio de uma abordagem interdisciplinar com a temática tintaspor
dc.title.alternativeThe teaching of chemistry and art through an interdisciplinary approach with the theme inkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm busca da integração, articulação e produção de novos conhecimentos, nesta dissertação procuramos investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Nessa perspectiva, buscamos uma temática que proporcionasse o estudo da realidade, bem como, a contextualização dos conceitos científicos. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede Estadual do município de Santa Maria, com professores de Química e de Arte, em uma turma da terceira série do Ensino Médio. A pesquisa está estruturada em duas fases. A primeira fase consiste na escolha do local, por meio de um questionário online aplicado em diferentes escolas e direcionado aos professores de Química e de Arte, a fim de perceber o interesse em desenvolver um trabalho interdisciplinar, além de conhecer o ambiente escolar. Após a definição da escola de aplicação, foi realizada uma entrevista com os professores de Química e de Arte, com o intuito de conhecer suas concepções sobre interdisciplinaridade e contextualização, bem como, suas perspectivas quanto ao planejamento e realização da proposta. A segunda fase refere-se à aplicação do planejamento interdisciplinar para os educandos, a respeito da temática “Tintas”. Para isso, foram elaboradas duas oficinas temáticas de acordo com os Três Momentos Pedagógicos, com a utilização de atividades experimentais e estudo de caso. Nesta pesquisa, a abordagem é predominantemente qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para coleta de dados, instrumentos como questionários, entrevistas, relatórios e mapas conceituais, foram utilizados e analisados baseados na Análise Textual Discursiva. De acordo com os resultados obtidos nessa investigação, pode-se observar uma gradual evolução da construção do conhecimento referente à temática trabalhada, visto as relações estabelecidas entre os conceitos organizados nos mapas conceituais. Portanto, pode-se concluir que a temática “Tintas” aliada a uma abordagem interdisciplinar entre Química e Arte, proporcionou um processo de ensino mais contextualizado e integrado, favorecendo a aprendizagem dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Braibante, Mara Elisa Fortes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685197822607977por
dc.contributor.referee1Pessano, Edward Frederico Castro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004por
dc.contributor.referee2Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2075462154616533por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International