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dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorRibeiro, Cleone Scherer
dc.date.accessioned2018-10-18T12:29:12Z
dc.date.available2018-10-18T12:29:12Z
dc.date.issued2010-04-01
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14588
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractEnvironmental issues are not presented in isolation, but as an interaction of social relationships and citizenship experienced by the population of their own living conditions. Given this, the research problem of this thesis was to investigate demographic, socioeconomic and housing in some neighborhoods of São Sepe, interrelating the knowledge of environmental issues by the people who live closest to the village dump and through this analysis identify some points to be worked in environmental education for health staff and/or welfare of the municipality. For data collection questionnaire was used as instruments. The data collected were standardized, coded and entered in Excel and built tables and graphs. For openended questions were used spreadsheets. It was observed that although there is much to be held in São Sepe for environmental education, the first steps are being taken .. The study sample covered by the PACS, and thus the lower-income, low or medium level of schooling, has been evolving slowly in the construction of citizenship, is in separating waste or environmental perception by changing attitudes, such as observed by students of the school near the landfill that have environmental perception and aware of the importance of their actions in the construction of this change of habits. It is hoped that these data contribute to the construction and evolution of citizenship and what new actions are related to this issue so important to the preservation of our planet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSocial serviceseng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleAtuação do serviço social na educação ambiental junto às famílias cadastradas no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em São Sepé, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoAs questões ambientais não se apresentam de forma isolada, mas como uma interação das relações sociais e de cidadania vivenciadas pela população, além das suas próprias condições de vida. Diante disto, o problema de pesquisa da presente monografia foi verificar as condições demográficas, socioeconômicas e ambientais de alguns bairros do município de São Sepé, inter-relacionando o conhecimento de questões ambientais pela população que habita mais próxima ao lixão da cidade e através dessa análise identificar alguns pontos a serem trabalhados em educação ambiental pela equipe de saúde e/ou assistência social do município. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário como instrumentos. Os dados coletados foram padronizados, codificados e digitados no excel e construídas tabelas e gráficos. Para as perguntas abertas foram utilizadas planilhas. Observou-se que embora haja muito a ser realizado no município de São Sepé em relação a educação ambiental, os primeiros passos estão sendo dados.. A população analisada, coberta pelo PACS, sendo, portanto a de menor renda, com baixo ou médio nível de instrução escolar, aos poucos vem evoluindo na construção de cidadania, seja na separação do lixo ou pela percepção ambiental em evolução nas atitudes, como o observado pelos alunos da escola próxima ao lixão que apresentam percepção ambiental e tem consciência da importância de suas ações na construção dessa mudança de hábitos. Espera-se que estes dados contribuam na construção e evolução da cidadania e que novas ações sejam relacionadas a esta temática tão relevante para a preservação de nosso planeta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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