dc.contributor.advisor | Peres, Paulo Edelvar Corrêa | |
dc.creator | Ribeiro, Cleone Scherer | |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T12:29:12Z | |
dc.date.available | 2018-10-18T12:29:12Z | |
dc.date.issued | 2010-04-01 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14588 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Environmental issues are not presented in isolation, but as an interaction of
social relationships and citizenship experienced by the population of their own living
conditions. Given this, the research problem of this thesis was to investigate
demographic, socioeconomic and housing in some neighborhoods of São Sepe,
interrelating the knowledge of environmental issues by the people who live closest to
the village dump and through this analysis identify some points to be worked in
environmental education for health staff and/or welfare of the municipality. For data
collection questionnaire was used as instruments. The data collected were
standardized, coded and entered in Excel and built tables and graphs. For openended
questions were used spreadsheets. It was observed that although there is
much to be held in São Sepe for environmental education, the first steps are being
taken .. The study sample covered by the PACS, and thus the lower-income, low or
medium level of schooling, has been evolving slowly in the construction of
citizenship, is in separating waste or environmental perception by changing attitudes,
such as observed by students of the school near the landfill that have environmental
perception and aware of the importance of their actions in the construction of this
change of habits. It is hoped that these data contribute to the construction and
evolution of citizenship and what new actions are related to this issue so important to
the preservation of our planet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Serviço social | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Social services | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.title | Atuação do serviço social na educação ambiental junto às famílias cadastradas no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em São Sepé, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | As questões ambientais não se apresentam de forma isolada, mas como uma
interação das relações sociais e de cidadania vivenciadas pela população, além das
suas próprias condições de vida. Diante disto, o problema de pesquisa da presente
monografia foi verificar as condições demográficas, socioeconômicas e ambientais
de alguns bairros do município de São Sepé, inter-relacionando o conhecimento de
questões ambientais pela população que habita mais próxima ao lixão da cidade e
através dessa análise identificar alguns pontos a serem trabalhados em educação
ambiental pela equipe de saúde e/ou assistência social do município. Para a coleta
de dados foi utilizado o questionário como instrumentos. Os dados coletados foram
padronizados, codificados e digitados no excel e construídas tabelas e gráficos. Para
as perguntas abertas foram utilizadas planilhas. Observou-se que embora haja muito
a ser realizado no município de São Sepé em relação a educação ambiental, os
primeiros passos estão sendo dados.. A população analisada, coberta pelo PACS,
sendo, portanto a de menor renda, com baixo ou médio nível de instrução escolar,
aos poucos vem evoluindo na construção de cidadania, seja na separação do lixo ou
pela percepção ambiental em evolução nas atitudes, como o observado pelos alunos
da escola próxima ao lixão que apresentam percepção ambiental e tem consciência
da importância de suas ações na construção dessa mudança de hábitos. Espera-se
que estes dados contribuam na construção e evolução da cidadania e que novas
ações sejam relacionadas a esta temática tão relevante para a preservação de
nosso planeta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |