O computador no ensino fundamental: estudo de caso na Escola João Correa de Canela - RS
Resumo
Para oferecer uma educação significativa, formativa e inovadora, a instituição de ensino necessita de uma proposta curricular que vise os interesses de toda a comunidade escolar, voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades e a formação de cidadãos participativos, autoconfiantes e conscientes de seu potencial. O presente trabalho fundamenta seu conteúdo nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases, no que dizem alguns estudiosos do assunto e pesquisas realizadas em instituições de ensino. Atento a estes parâmetros, o presente estudo constitui-se em focar-se na informática como um instrumento auxiliar no processo ensino aprendizagem, abordando sua importância como um veículo para transformação e construção de novos conhecimentos, conforme orientações das leis que regem a educação brasileira. Igualmente, pretende estimular a prática educativa através do uso de recursos tecnológicos na aquisição do conhecimento e promover a construção de uma educação fundamentada de acordo com as necessidades do educando, contextualizando com sua realidade e as novas tecnologias e interação da comunidade. É importante salientar que os meios de informatização vieram para nos auxiliar, desmistificar, facilitar nosso trabalho, aprimorar nossos conhecimentos assim como muitas máquinas inventadas pelo homem, basta usá-las de forma correta e limitada. As políticas Públicas de educação têm dado bastante ênfase, ao longo dos últimos anos, à necessidade de informatizar as escolas e modificar práticas de ensino, basta que os nossos governantes e as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, disponibilizem meios adequados e fortaleçam a educação em nosso país.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [341]