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dc.contributor.advisorSchwaab, Silvia Guareschi
dc.creatorRibeiro, Claudete Fogliato
dc.date.accessioned2018-10-25T12:08:32Z
dc.date.available2018-10-25T12:08:32Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14669
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe school as a social institution must be administered from its specificities, ie, an entity with responsibilities and circumstances that relate to human development through political, social and educational. This study conducted in the year 2012 aims to verify how the School Administration and the main difficulties faced in their daily lives. The methodology used is the case study, in the case of an exploratory descriptive qualitative, interview with the intended direction of three schools in elementary school located in Santa Maria/RS. The results highlight the importance of democratic management for the quality of teaching and show that although significant advances have already happened, there is still the need to deepen understanding about the matter, broaden the opportunities for discussion seeking the participation of all stakeholders, a key condition for improving the quality of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscolas municipaispor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectMunicipal schoolseng
dc.titleA gestão escolar em escolas municipais de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeSchools in school management of municipal Santa Maria – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA escola como instituição social, deve ser administrada a partir de suas especificidades, ou seja, uma organização dotada de responsabilidades e particularidades que dizem respeito à formação humana por meio de práticas políticas, sociais e pedagógicas. O presente estudo realizado no ano de 2012 tem como objetivo verificar como se dá a Gestão Escolar e as principais dificuldades enfrentadas em seu cotidiano. Como metodologia utilizou-se do estudo de caso, tratando-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, com entrevista destinada a direção de três escolas municipais de ensino fundamental localizadas no município de Santa Maria/RS. Os resultados destacam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido significativos avanços, ainda existe a necessidade de aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão buscando a participação de todas as partes interessadas, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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