Mostrar registro simples

dc.creatorKautzmann, Tassiana
dc.date.accessioned2018-10-26T17:32:37Z
dc.date.available2018-10-26T17:32:37Z
dc.date.issued2017-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14695
dc.description.abstractWith the expansion of educational games, new alternatives are being researched to improve learning. Among them are the collaborative games, which seek to involve all the participants, in order to establish a negotiation in favor of the group, to fulfill tasks and/or objectives. Considering this question, the present work presents a serious collaborative game, whose goal is to provide collaboration, taking into account the necessary requirements for it to actually happen, thus stimulating student engagement and helping them to obtain a better content and can enhance and/or develop their cognitive skills. In order to validate the proposal described here, a prototype was developed in the multiplayer format, taking into account some important requirements to promote collaboration, according to the Collaboration Model 3C, such as: communication, definition of roles/functions, cooperation, decision making, game vision, goal setting, among others. The aforementioned prototype was applied and evaluated with a group of students from the Computing area. In addition to the analysis of the data generated by the prototype, a questionnaire was used, divided into three parts: user profile, game and collaboration analysis. The results of the analysis show that the proposal presented has great potential as a tool for collaboration and learning, and also encourages students to engage in exchange and/or search for knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFirewall Defensepor
dc.subjectJogos sérios colaborativospor
dc.subjectMultiplayerpor
dc.subjectModelo 3C de colaboraçãopor
dc.subjectFirewall Defenseeng
dc.subjectCollaborative serious gameseng
dc.subjectMultiplayereng
dc.subject3C collaboration modeleng
dc.titleFirewall Defense: um jogo sério colaborativopor
dc.title.alternativeFirewall Defense: a serious collaborative gameeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom a expansão dos jogos educacionais, novas alternativas estão sendo pesquisadas para melhorar a aprendizagem. Entre elas encontram-se os jogos colaborativos, os quais buscam envolver todos os participantes, a fim de estabelecerem uma negociação em prol do grupo, para cumprir tarefas e/ou objetivos. Considerando esta questão, o presente trabalho apresenta um jogo sério colaborativo, cuja meta é proporcionar a colaboração, levando em consideração os requisitos necessários para que ela de fato aconteça, estimulando, assim, o engajamento dos estudantes e contribuindo para que os mesmos obtenham um melhor aproveitamento do conteúdo e possam aprimorar e/ou desenvolver suas habilidades cognitivas. No intuito de validar a proposta aqui descrita, foi desenvolvido um protótipo, no formato multiplayer, levando em consideração alguns requisitos importantes para promover a colaboração, de acordo com o Modelo 3C de Colaboração, tais como: comunicação, definição de papéis/funções, cooperação, tomada de decisões, visão de jogo, definição de objetivos, entre outros. O referido protótipo foi aplicado e avaliado junto a um grupo de estudantes da área de Computação, sendo que, para a avaliação, além da análise dos dados gerados pelo protótipo, foi utilizado um questionário, dividido em três partes: perfil do usuário, análise do jogo e análise da colaboração. Os resultados da análise demostram indícios de que a proposta apresentada tem um grande potencial como ferramenta de colaboração e aprendizagem, incitando, também, o engajamento dos alunos na troca e/ou busca de conhecimentos.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.advisor-co1Bernardi, Giliane
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988734339185408por
dc.contributor.referee1Winck, Ana Trindade
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5075974938483862por
dc.contributor.referee2Silva, Isabel Cristina Siqueira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221692456270122por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1608407121921604por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International