Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGediel, Ana Luisa Borba
dc.creatorCurcio, Jaqueline Barbosa
dc.date.accessioned2016-04-15T13:06:39Z
dc.date.available2016-04-15T13:06:39Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1483
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAquisição da linguagempor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA linguagem e o desenvolvimento cognitivo do aluno surdopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio de Janeiro, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal discutir o processo de aquisição da língua de sinais pelo aluno surdo e buscar subsídios para apoiar a inclusão desse aluno no ensino fundamental da rede pública estadual. Ainda visa contribuir com a estruturação de conhecimentos e trocas de informações entre os indivíduos surdos e ouvintes. Pretende, ainda, identificar formas que viabilizem o acesso a língua de sinais para todo indivíduo surdo ou não, valorizando as comunidades surdas do Brasil. Para compor o aporte teórico, foram eleitos diversos autores, tais como, Belintane (2005); Bueno (2001); Damásio e Damásio (2005); Felipe (2001); Gomes (2005); Quadros (1997) que abordam o fenômeno investigado, cujas ideias, de certa forma, estão correlacionadas e outras, convergem entre si. No que se refere à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, baseada nas observações, entrevistas e pesquisas bibliográficas em diferentes fontes de consulta, como: livros, anais de eventos, artigos de jornais, entrevistas, home pages, periódicos, legislação, entre outros. A realização deste estudo permitiu uma reflexão crítica, possibilitando considerar que cabe a cada educador articular os processos de desenvolvimento e aprendizagem da língua de sinais na sala de aula. Além disso, colaborou com a disseminação desta língua para toda comunidade escolar, promovendo a interação do surdo na sociedade em que vive, possibilitando que este seja o sujeito de sua aprendizagem e, assim, construa o seu conhecimento. Verificou-se que tal processo, além da valorização da comunidade surda do Brasil, mostra que a LS é a língua das comunidades surdas que deve ser considerada nas suas especificidades, como primeira língua, e inserida nos contextos escolares inclusivos como tal, pois sabemos que a Língua de Sinais é um sistema linguístico que possui uma estrutura, composta por elementos formais e regras combinatórias, semelhante a qualquer língua oral. Portanto, é uma língua fundamental no processo de escolarização das pessoas surdas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples