Educação ambiental no ensino médio: percepção de sua aplicabilidade nas diferentes áreas do conhecimento
Resumo
A Educação Ambiental só começou a ser abordada no momento em que o homem começou a sofrer efeitos negativos ocasionados pela destruição do meio ambiente. Frente a isso, foi per-cebida a importância de se trabalhar o tema Educação Ambiental a para isso foi promulgada a Lei 9.795/99 que instituiu o Plano Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O objetivo des-ta pesquisa foi analisar como os professores do ensino médio de uma escola estadual do mu-nicípio de Trindade do Sul - RS trabalham o tema Educação Ambiental com seus alunos, e se trabalham de forma interdisciplinar, conforme sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacio-nais (PCN’s). Foram entrevistados 20 professores, através de uma entrevista semi-estruturada (perguntas abertas). Como resultado, percebemos que os professores têm dificuldades em conceituar Educação Ambiental, pois 35% (sete professores) dos entrevistados entendem que Educação Ambiental é trabalhar para que seus alunos tenham consciência das questões ambi-entais. Dos professores entrevistados, 75% (15 professores) afirmam trabalhar Educação Am-biental em sua disciplina, porém muitos não conseguem interagir com outras disciplinas ale-gando falta de tempo, ou por não conseguir incluir o tema em suas aulas. Os professores en-trevistados citaram a existência de três projetos (Água, Adolescente e seu cotidiano e Recicla-gem de lixo) na escola relacionados ao tema, apesar disso, apenas 45% (nove professores) dos educadores estão envolvidos nestes projetos. Destaca-se também, que os professores traba-lham muito mais a teoria, esquecendo-se da importância das aulas práticas na construção do conhecimento e na formação de opinião e conscientização ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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