dc.creator | Rocha, Angela Joanella Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T19:39:57Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T19:39:57Z | |
dc.date.issued | 2017-08-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14905 | |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate the decision-making of graduates in Mathematics in the
face of economic-financial situations, mobilizing records of semiotic representation. To do
this, a qualitative research is carried out following the principles of content analysis and a
semi-structured questionnaire and four tasks involving 28 questions that explore economic
and financial situations are taken as a source of data production, culminating in the
determination of the current value model for the Uniform Series of Payments. Based on the
analysis of the results of the tasks and from the following categories: sociocultural, economicfinancial
and behavioral, among the results it is highlighted that the participants of the
research revealed arguments mainly related to economic-financial aspects, followed by
behavioral and sociocultural in rare cases. It is also observed that the graduates mobilized
several transformations of treatment and conversion by arguing their choices and in the
sociocultural category they exclusively used registers of representation in natural language; in
the economic-financial category mobilized both the natural-language registers as well as
numerical, symbolic and tabular algebra; And in the behavioral category they used natural,
numeric, symbolic algebraic representation registers. Regarding the determination of the
current value model (PV) of the Uniform Series of Payment, the licensees related the sum of
the present values of all the installments to the finite sum of a Geometric Progression, which
was represented in the algebraic representation record from the analysis of numeric
representations and cash flow. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Registros de representação semiótica | por |
dc.subject | Educação financeira escolar | por |
dc.subject | Tomada de decisão | por |
dc.subject | Licenciatura em matemática | por |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject | Semiotic representations registers | eng |
dc.subject | Scholar financial education | eng |
dc.subject | Decision making | eng |
dc.subject | Mathematics graduation | eng |
dc.title | Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômicofinanceiras | por |
dc.title.alternative | Semiotic representations mobilized by Mathematics graduates when deciding economical-financial situations | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo investigar a tomada de decisão de licenciandos em
Matemática diante de situações econômico-financeiras, mobilizando registros de
representação semiótica. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, seguindo os
princípios da análise de conteúdo e toma-se, como fonte de produção de dados, um
questionário semiestruturado e quatro Tarefas, envolvendo 28 questões que exploram
situações econômico-financeiras e culminaram na determinação do modelo do valor atual para
as Séries Uniformes de Pagamentos. Com base na análise dos resultados das Tarefas e a partir
das seguintes categorias: sociocultural, econômico-financeiro e comportamental, destaca-se,
entre os resultados, que os participantes da pesquisa revelaram argumentos majoritariamente
vinculados a aspectos econômico-financeiros, seguido por comportamentais e, em raros casos,
sociocultural. Constata-se, também que os licenciandos mobilizaram várias transformações de
tratamento e conversão ao argumentarem suas escolhas, sendo que na categoria sociocultural
empregaram exclusivamente registros de representação em língua natural; na categoria
econômico-financeiro, mobilizaram tanto as registros em língua natural como também
numéricos, algébricos simbólicos e tabulares; E, na categoria comportamental, lançaram mão
de registros de representação em língua natural, numéricos, algébricos simbólicos. Com
relação à determinação do modelo do valor atual (PV) da Série Uniforme de Pagamento, os
licenciandos relacionaram o somatório dos valores presentes de todas as prestações à soma
finita de uma Progressão Geométrica, que foi representada no registro de representação
algébrico, a partir da análise de representações numéricas e de fluxo de caixa. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mariani, Rita de Cássia Pistóia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330933788557081 | por |
dc.contributor.referee1 | Santarosa, Maria Cecilia Pereira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Amarildo Melchiades da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205648131746032 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5490072350624438 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |