A informática aplicada a EJA
Resumen
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são alunos que de uma forma ou outra
foram excluídos da escola e muitos até mesmo da sociedade. Muitos estão em processo de aquisição
da leitura e da escrita. Pensando nestes alunos e na variedade de mídias e novas tecnologias que são
apresentadas no dia a dia, este trabalho procura ressignificar a leitura e escrita através da utilização da
informática. O desafio perpassa pelo campo de como trabalhar o aluno da EJA no laboratório de
informática, desde as formas de como introduzi-los no uso dos computadores ao desenvolvimento do
saber interagindo com as máquinas. A estratégia pedagógica foi introduzir o aluno da Totalidade 1
(turma correspondente aos anos iniciais do ensino regular) da EJA no uso da informática e utilizá-la
como recurso didático, incentivando a descoberta e contribuindo para a construção do conhecimento.
Utilizando-se de computadores equipados com softwares educacionais, com redatores de textos e
interligados a rede mundial de computadores, este trabalho apresenta como ressignificar a leitura e a
escrita dos alunos da EJA. Demonstra-se que o aluno reconhece o computador não mais como um
mito a ser desmistificado e sim como um instrumento capaz de auxiliá-lo na sua vida, nos seus estudos
e no seu emprego, melhorando sua qualidade de vida.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]