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dc.contributor.advisorKöhler, Viviane Cátia
dc.creatorAlberton, Carla Andresa
dc.date.accessioned2018-11-29T14:34:49Z
dc.date.available2018-11-29T14:34:49Z
dc.date.issued2016-05-20
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14984
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper presents as was the planning and execution of a Spatial Geometry class, which is important for the training of high school students. This class was an introduction to the study of geometric solids, polyhedrons, their classification, polyhedra of Plato and Euler's formula. To make it different, we used gumdrops and toothpicks to make clearer geometry concepts and that learning was done using associations and allowing the concepts studied were absorbed. The class was taught at the State School of Secondary Education Ricardo Francisco Gasparin, the only high school in the União da Serra city, in a little class, and all students live in the countryside, despite the school being located in the urban area of a small town in the interior of Rio Grande do Sul. The given class began with the application of an assessment a priori and a conversation with the students. After, I applied an unprecedented class with the third year of the high school students, where the highlight was the production of polyhedra with unusual materials: gumdrops and toothpicks. They loved the lessons, were involved and participated in the activities proposed. I conclude that the assessment of a posteriori analysis, where in addition to issues related to recently taught content also question about the math classes. The results obtained with different strategy of Spatial Geometry teaching were satisfactory according to the analysis of students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAula inéditapor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectPoliedrospor
dc.subjectFórmula de Eullerpor
dc.subjectMaterial concretopor
dc.subjectBala de gomapor
dc.subjectPalitospor
dc.subjectUnprecedented classeng
dc.subjectSpace geometryeng
dc.subjectPolyhedraeng
dc.subjectConcrete materialeng
dc.subjectGumdropseng
dc.subjectToothpickseng
dc.titleEnsino da geometria espacial utilizando balas de goma na Escola Gasparin de União da Serra - RSpor
dc.title.alternativeGeometry teaching space using gumdrops in Gasparin School from União da Serra - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o planejamento e execução de uma aula de Geometria Espacial, que é importante para a formação dos alunos do Ensino Médio. Essa aula foi uma introdução ao estudo dos sólidos geométricos, poliedros, sua classificação, poliedros de Platão e a fórmula de Euler. Para torná-la diferenciada, foi utilizado balas de goma e palitos para tornar os conceitos de geometria mais claros e para que a aprendizagem fosse feita utilizando associações e permitindo que os conceitos estudados fossem realmente absorvidos. A aula foi ministrada na Escola Estadual de Ensino Médio Ricardo Francisco Gasparin, única de ensino médio do município de União da Serra, em uma turma pequena, sendo que todos os alunos moram na zona rural, apesar da escola estar localizada na zona urbana de uma cidade de pequeno porte no interior do Rio Grande do Sul. A aula ministrada teve início com a aplicação de uma avaliação a priori e de uma conversa com os alunos. Após, apliquei uma aula inédita com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, onde o ponto alto foi a confecção de poliedros com um material inusitado: balas de goma e palitos. Eles adoraram a aula, se envolveram e participaram das atividades propostas. Concluo isto pela análise da avaliação a posteriori, onde além de questões relacionadas ao conteúdo recentemente ensinado, também questiono a respeito das aulas de matemática. Os resultados obtidos com a estratégia diferenciada de ensino da Geometria espacial foram satisfatórios segundo a análise dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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