A especificidade da gestão escolar na formação docente continuada: C.E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza
Resumo
A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a especificidade da gestão escolar na formação docente continuada: Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Desse modo, tem-se como objetivo geral investigar o compromisso específico da gestão escolar, como possibilitadora, incentivadora, da formação continuada docente, demonstrando aos educadores que a formação é uma necessidade, um momento de reflexão, uma oportunidade para a discussão, a reflexão e a para a (re) construção de suas aprendizagens, de suas metodologias, de seu fazer pedagógico, permitindo assim a melhoria da sua prática docente. Especificamente algumas questões nos guiaram para a nossa investigação, o estudo de caso, como: compreender em que medida os educadores e gestores do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza- CEEDO pensam sobre a formação continuada; investigar se os mesmos sentem-se responsáveis pela busca da construção ou reconstrução de seus saberes; pesquisar se percebem a formação docente continuada como possibilitadora de uma melhor prática docente, de momentos de relacionar teoria e prática, de buscar caminhos para a (re) construção de novos saberes, como oportunidade de melhoria da qualidade educacional. O caminho metodológico para a referida pesquisa foi um estudo de caso de cunho bibliográfico e com coleta de dados através do questionário do tipo semi-estruturados com base em Lankshear & Knobel (2008) aplicado a educadores e gestores. A pesquisa oportuniza assim analisar, refletir, questionar os caminhos para a realização das formações docentes continuadas nas instituições escolares a fim de promover mudanças, análises e reflexões críticas acerca do fazer pedagógico.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: