Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorVani, Juliana
dc.date.accessioned2018-12-03T14:57:28Z
dc.date.available2018-12-03T14:57:28Z
dc.date.issued2016-01-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15012
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis monograph Specialization in Educational Management is focused on the specificity of school management in continuing teacher education: State College Dr. Luciano de Souza Dorvalino. Thus, we have as a general objective to investigate the specific commitment of school management, as enabler, encouraging, teaching continuing education, demonstrating to educators training is a necessity, a moment of reflection, an opportunity for discussion, reflection and for (re) construction of their learning, their methodologies, their pedagogical practice, thus enabling the improvement of their teaching practice. Specifically some issues led us to our research, case study, such as: understanding the extent to which educators and managers of State College Dr. Luciano Souza- Dorvalino Ceedo think about continuing education; investigate whether they feel responsible for the pursuit of construction or reconstruction of their knowledge; search perceive themselves to continuing teacher training as enabler of better teaching practice, moments to relate theory and practice, to seek ways to (re) construction of new knowledge, as an opportunity to improve the educational quality. The methodological approach for such research was a case study of bibliographical nature and data collection through the questionnaire of semi-structured type based on Lankshear & Knobel (2008) applied to educators and administrators. The survey thus provides an opportunity to analyze, reflect, quetionar the ways to carry out continuous training teachers in schools in order to promote change, analysis and critical reflection about the pedagogical practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação docente continuadapor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectContinuing teacher trainingeng
dc.subjectSchool managereng
dc.titleA especificidade da gestão escolar na formação docente continuada: C.E. Dr. Dorvalino Luciano de Souzapor
dc.title.alternativeA specific nature of school management in continuing education teachers: CE Dr. Dorvalino Luciano de Souzaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a especificidade da gestão escolar na formação docente continuada: Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Desse modo, tem-se como objetivo geral investigar o compromisso específico da gestão escolar, como possibilitadora, incentivadora, da formação continuada docente, demonstrando aos educadores que a formação é uma necessidade, um momento de reflexão, uma oportunidade para a discussão, a reflexão e a para a (re) construção de suas aprendizagens, de suas metodologias, de seu fazer pedagógico, permitindo assim a melhoria da sua prática docente. Especificamente algumas questões nos guiaram para a nossa investigação, o estudo de caso, como: compreender em que medida os educadores e gestores do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza- CEEDO pensam sobre a formação continuada; investigar se os mesmos sentem-se responsáveis pela busca da construção ou reconstrução de seus saberes; pesquisar se percebem a formação docente continuada como possibilitadora de uma melhor prática docente, de momentos de relacionar teoria e prática, de buscar caminhos para a (re) construção de novos saberes, como oportunidade de melhoria da qualidade educacional. O caminho metodológico para a referida pesquisa foi um estudo de caso de cunho bibliográfico e com coleta de dados através do questionário do tipo semi-estruturados com base em Lankshear & Knobel (2008) aplicado a educadores e gestores. A pesquisa oportuniza assim analisar, refletir, questionar os caminhos para a realização das formações docentes continuadas nas instituições escolares a fim de promover mudanças, análises e reflexões críticas acerca do fazer pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto