Internet e educação: o que pensam os educadores
Resumen
Este artigo faz um estudo sobre a percepção de educadores, atuantes no Ensino Fundamental, acerca
da Internet na educação. Objetiva-se desta forma, investigar o papel e a relevância da Internet na
educação e vida profissional dos educadores, analisando aspectos como acesso, utilização em sala
de aula e planejamentos, contribuição/irrelevância para a educação, atuação profissional, processo
de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com enfoque
descritivo envolvendo pesquisa bibliográfica e utilizando como técnica de coleta de dados o questionário.
O público alvo desta pesquisa são educadores que atuam em diferentes séries/anos do Ensino
Fundamental, da rede de ensino público, do município de São Gabriel/RS. Os resultados indicam que
a Internet é utilizada pelos educadores, tanto no âmbito pessoal, como profissional e que a mesma
está presente em seus planejamentos. Os educadores acreditam que a Internet pode contribuir para
a educação, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a utilização dessa
mídia em sala de aula, na prática dos educandos, não se efetiva.