Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas
Resumo
A presente dissertação intitulada “PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA
EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM JOGOS E
ATIVIDADES LÚDICAS” foi realizada na linha de pesquisa Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede, na área de concentração Tecnologias
Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no curso de
mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de
Santa Maria. Tal dissertação propôs elaborar, aplicar e analisar uma proposta
metodológica com jogos e atividades lúdicas que busca estimular o desenvolvimento
do Pensamento Computacional de alunos de Ensino Fundamental de uma escola
pública, através de oficinas práticas, onde os alunos são acompanhados no decorrer
das atividades propostas. Primeiramente, contextualiza-se o pensamento
computacional e seu ensino no âmbito educacional, o estado da arte e a inserção do
pensamento computacional na Educação Básica. Os jogos e atividades lúdicas
selecionados e utilizados foram Pensamento Computacional no Cotidiano, Os
Pilares do Pensamento Computacional, Robô Humano, Construindo Frankenstein,
Construção de Histórias, Torre de Hanói, Blocos Lógicos, Hora do Código e Scratch.
As atividades analisadas resultaram em uma interação entre o grupo estudado e os
conceitos do pensamento computacional, sendo apresentadas sugestões de uso e
melhorias. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e emprega como
procedimento metodológico a pesquisa de campo, com o auxilio de ferramentas
utilizadas em atividades com e sem recursos computacionais. Como conclusão da
dissertação, verificou-se que os participantes compreenderam o pensamento
computacional depois das atividades desenvolvidas e desenvolveram uma visão e
capacidade de aplicação deste pensamento na resolução de situações e problemas
no cotidiano escolar e demais situações de sua vida. As ferramentas analisadas e
utilizadas atenderam as expectativas, sendo capazes de possibilitar aos alunos
experiências significativas em ação e reflexão. Como produto final, tem-se a
elaboração da metodologia proposta nessa dissertação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: