Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
Resumo
O artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema
educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos,
independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais especiais. É importante
que todos os alunos tenham condições de conhecer, aprender e viver num ambiente sem
preconceitos, que estimule suas potencialidades e respeite seu ritmo de aprendizagem. O
aluno com altas habilidades/superdotação está regularmente matriculado na escola comum.
No entanto, não recebe o atendimento adequado às suas necessidades educacionais,
ocasionando, na maioria das vezes, desmotivação e abandono das atividades escolares.
Portanto, o atendimento do aluno com altas habilidades/superdotação em sala de recursos
multifuncionais tem a função de complementar o currículo escolar, ou seja, a sala de recursos
multifuncionais deve ser um local onde este aluno possa melhor desenvolver seus
conhecimentos e habilidades no que se tem interesse. Utilizando a pesquisa bibliográfica
como metodologia para a investigação, dois pontos importantes podem ser destacados como
conclusão desse estudo: em primeiro lugar, para atuar nesta sala, o professor deve estar
capacitado na área para realizar o atendimento. O professor que atua em sala de recursos
multifuncionais, além de auxiliar o aluno com altas habilidades/superdotação, deve auxiliar os
funcionários da escola em que este aluno estuda para que se possa ocorrer o processo de
inclusão escolar. Em segundo lugar, os alunos com altas habilidades necessitam de
atendimentos educacionais adequados que possam promover desenvolvimento acadêmico,
psicomotor e social, o que inclui métodos de ensino adaptados às suas necessidades especiais.