Processo de formação de leitores: interações em sala de aula
Abstract
Esta pesquisa busca analisar a concepção de leitura dos alunos de 2º ano
que frequentam o ensino médio de uma Escola Pública do Município de Sarandi/RS
e elaborar estratégias de como trabalhar a leitura com os referidos alunos. A
pesquisa foi realizada com trinta e quatro alunos no ano de 2009 e, através de um
questionário, percebemos que todos os alunos realizam algum tipo de leitura, como
livros, jornais, revistas, e-mail, demonstrando que eles têm contato com a leitura
assim como seus professores. Por outro lado constatamos que, no geral, os alunos
caracterizam-se por ter pouca habilidade em leitura o que nos leva a acreditar na
dificuldade em atribuir significado à sua leitura. Eles não entendem o que leem o que
justifica em muitas situações a aversão pela leitura. Sendo assim, é fundamental que
o professor elabore atividades que estimulem o hábito e a aquisição do gosto pela
leitura para que os alunos possam atingir o nível proficiente em leitura e sejam
capazes de interagir com o texto e não apenas decodificar palavras. Assim sendo,
cabe não só ao professor de português resolver o problema, mas a todo e qualquer
professor a função de garantir a participação plena de seus alunos na sociedade
letrada, conduzindo a leitura como uma proposta renovadora e inovadora. Para
desenvolver desde cedo o gosto pela leitura é preciso haver a participação e a
presença contínua do professor, que deverá atuar como mediador e ser, antes de
tudo, um leitor.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]