Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorCoradini, Jussane
dc.date.accessioned2019-01-14T14:03:53Z
dc.date.available2019-01-14T14:03:53Z
dc.date.issued2016-09-21
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15346
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe developed research aimed at problematizing music practices alongside teachers in a municipal school of children’s education context, in the city of Faxinal do Soturno/RS. Specifically, it has been searched to know the musical practices and experiences of the teachers; to identify the main difficulties faced in the teachers’ practices in relation to musical teaching; to identify the characteristics of the pedagogical work realized by teachers and to propose suggestions of musical activities. In order to carry out the investigation, it has been embraced as methodology the research-action, which enables the reflection about my teaching action context and the developed actions alongside teachers. Initially, it presents the memorial of academic-professional history, followed by the theoretical background about the discussed theme. For the construction of the benchmark, the studies of Brito (2003, 2010), Bellochio (2000), Macedo (2005), Stavracas (2008) have been consulted; it presents the methodological paths of the research through developed actions in the classroom. In conclusion, it is needed to debate the teacher’s formation in relation to the musical teaching in Children’s Education, pointing out ways that really contribute for their practices, valuing and reflecting about personal and formational experiences of the teacher as an important element for optimizing music beside children. It is necessary to rethink the pedagogical practices involving music in Children’s Education, not only negatively criticizing the teachers, but reviewing their formation, the resources they have available and giving another meaning for their practices, discussing with them the possibilities of a meaningful practice involving music in Children’s Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleA música na prática pedagógica dos professores de educação infantilpor
dc.title.alternativeMusic in the pedagogical practice of children’s education teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida objetivou problematizar práticas musicais junto aos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil localizada na cidade de Faxinal do Soturno/RS. Especificamente, buscou-se conhecer as práticas e vivências musicais dos professores; identificar as principais dificuldades enfrentadas na prática dos professores em relação ao ensino da música; refletir sobre as características do trabalho pedagógico realizado pelos professores e propor sugestões de atividades musicais. Para a realização da investigação adotou-se como metodologia a pesquisa ação, que viabiliza a reflexão sobre meu contexto de atuação docente e sobre as ações desenvolvidas conjuntamente com os professores. Inicialmente, apresenta-se o memorial da trajetória acadêmicaprofissional, seguido do referencial teórico sobre a temática abordada. Para a construção do referencial foram consultados os estudos de Brito (2003, 2010), Bellochio (2000), Macedo (2005), Stavracas (2008), apresenta-se os percursos metodológicos da pesquisa através de ações desenvolvidas em sala de aula. Concluo que precisamos debater a formação do professor em relação ao ensino da música na Educação Infantil, apontar caminhos que realmente contribuam para sua prática, valorizando e refletindo sobre as experiências pessoais e formativas do professor como elemento importante para potencializar a música junto às crianças. É necessário, repensar as práticas pedagógicas envolvendo a música na Educação Infantil, não só criticando negativamente o professor, mas revendo sua formação, os recursos que eles têm à disposição e ressignificar suas práticas, discutindo junto com eles possibilidades de uma prática significativa envolvendo a música na Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto