Abordagem de projetos em arte: uma experiência estética na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2016-09-23Autor
Czyzewski, Andreia Aparecida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vivenciar experiências estéticas em arte com crianças pequenas é uma provocação na Educação Infantil para uma professora. E esta pesquisa tem o intuito de mostrar e refletir sobre uma experiência pedagógica que objetivou promover experiências estéticas em artes significativas para as especificidades das crianças em idade pré-escolar, por meio de um projeto de experimentos com elementos não estruturados encontrados na natureza. Essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de abordagem qualitativa realizado numa turma de pré-escola, com doze crianças, entre 4 a 6 anos, em uma escola localizada em Ijuí, na qual atuo como docente. O projeto de trabalho propôs práticas pedagógicas que envolveram o brincar nas experimentações estéticas da arte, por meio da escuta e a observação das crianças através da pesquisa de materiais da natureza, com o suporte de material audiovisual, registro escrito e fotográfico. A investigação teve como objetivo a reflexão contínua dessa experiência acreditando nas possibilidades do desenvolvimento da imaginação, da sensibilidade estética por meio das práticas pedagógicas em arte. Essa experiência também fazia eco com experiências próprias do pesquisador e memórias da infância com a produção de materiais da natureza para expressar-se. Portanto a arte, através do brincar com experimentos, é fundamental para o desenvolvimento da estética das crianças na educação infantil com experiências vivenciadas e organizadas pedagogicamente por meio de projetos. As experiências de arte com materiais da natureza com crianças possibilitam a sensibilização estética pelo envolvimento das crianças nas descobertas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: