Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorCarli, Fabiola Giacomini de
dc.date.accessioned2016-04-27T15:04:25Z
dc.date.available2016-04-27T15:04:25Z
dc.date.issued2009-12-05
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1535
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn this work, the result of the Distance Learning Post-Graduation in Education Management by University of Santa Maria, sought to organize two areas: psychoanalysis and education, trying to bring two fields that look the same phenomenon in different ways. The main objective of this study was analyzing how the teacher takes part in the process by which he leads his students to learning and what unconscious aspectsshould be observed. The concepts of transference, asymmetry and seduction are notions which allow approaching education as "the art of shaping". Theoretically, the research was helped by the Psychoanalytic Theory which enables, under the methodology of discourse analysis, to identify elements of analysis for fragments of the movie "Mona Lisa Smile", by linking them with the proposed theory. We start from the premise that understanding the unconscious processes through which a teacher reaches transformation in their students is part of a valuable work resource for those who want to improve their school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTransferênciapor
dc.subjectAssimetriapor
dc.subjectSeduçãopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectO sorriso de Mona Lisapor
dc.titlePsicanálise e educação: a posição do professor e a noção de sedução no filme “O sorriso de Mona Lisa”por
dc.title.alternativePsychoanalysis and education: a teacher’s position and the concept of seduction in the movie “Mona Lisa smile”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho, fruto do curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão Educacional, pela Universidade de Santa Maria, buscou articular duas áreas do saber: psicanálise e educação, tentando aproximar dois campos que olham o mesmo fenômeno de maneiras distintas. O objetivo principal foi analisar como o professor participa do processo pelo qual ele conduz seus alunos à aprendizagem e quais os aspectos inconscientes podem ser observados. Os conceitos de transferência, de assimetria e de sedução são noções que permitiram abordar a educação como “arte de formar”. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pela Teoria Psicanalítica, cuja abordagem permite, sob a perspectiva da Análise do Discurso, levantar elementos de análise de fragmentos do filme “O Sorriso de Mona Lisa”, enlaçando-os com a teoria proposta. Esse trabalho se assenta na premissa de que conhecer os processos inconscientes pelos quais um professor alcança transformação em seus alunos forma parte de um valioso recurso de trabalho para quem deseja aprimorar sua gestão escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples