Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Pâmela Franco
dc.creatorAdam, Maurício José
dc.date.accessioned2019-01-29T10:38:09Z
dc.date.available2019-01-29T10:38:09Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15466
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work consists aims to analyze and identify the information and communication technologies used in a state public school in the municipality of Santa Cruz do Sul. Through an interview with members of the school's management team, as well as the analysis of the pedagogical political project, it was possible to identify where the technologies are used in the school and to carry out an analysis of the areas in which this type of tool could contribute even more to an efficient democratic management. The researched school has a good technological structure when related to the pedagogical question, but it lacks more tools for the management, having mainly in the communication with the community a lack in what it refers to the communicative efficiency, something that the technologies could and contribute a lot. Finally, this case study finds beyond the physical deficiencies related to technologies, a lack in the pedagogical project of the school, which does not refer to investments in digital tools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleNovas tecnologias e sua utilização na gestão escolarpor
dc.title.alternativeNew technologies and their use in school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe analisar e identificar as tecnologias de informação e comunicação utilizadas em uma escola pública estadual no município de Santa Cruz do Sul. Através de uma entrevista com membros da equipe diretiva da escola, assim como e a análise do projeto político pedagógico, foi possível identificar onde as tecnologias são utilizadas na escola e realizar uma análise de quais as áreas em que esse tipo de ferramenta poderia contribuir ainda mais para uma gestão democrática eficiente. A escola pesquisada apresenta uma boa estrutura tecnológica quando relacionado à questão pedagógica, mas carece de mais ferramentas para a gestão, tendo principalmente, na comunicação com a comunidade uma carência no que se refere a eficiência comunicativa, algo que as tecnologias poderiam e muito contribuir. Por fim, este estudo de caso constata além das carências físicas referentes as tecnologias, uma também carência no projeto pedagógico da escola, que não se refere a investimentos nas ferramentas digitais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto