Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorSeling, Damaris Ramson Fuhrmann
dc.date.accessioned2019-02-07T11:17:54Z
dc.date.available2019-02-07T11:17:54Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15564
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe presente research has as its theme “The Pedagogical Coordinator in School Management,” aiming at analyzing the function of the pedagogical coordinator in school management, its challenges and how pedagogical coordination takes place both in a private school and in a municipal school in Santo Ângelo/RS. First, the study The present research presents data on the democratization of school management and a historical analysis of the performance of the pedagogical coordinator professional in schools. The research methodology for this study took a qualitative approach, carrying out a case study by using a questionnaire as the instrument to collect data. This questionnaire was answered by two pedagogical coordinators, one active in a private school and another in a municipal school, in Santo Ângelo / RS. After analyzing the data, the study makes considerations about the function of the pedagogical coordinator within the context of democratic school management. The results point to the importance of the performance of this professional, in partnership with the school manager, mediating also the relationships that are established in educational institutions. Some challenges need to be overcome, among them the identity search by the pedagogical coordinators themselves on their role and also on the part of the school community in relation to this professional's performance. In the same way, it is concluded that democratic management, in practice, still needs great advances.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPedagogical coordinatoreng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO coordenador pedagógico na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe pedagogical coordinator in the school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema: O Coordenador Pedagógico na Gestão Escolar, objetivando analisar o papel do coordenador pedagógico na gestão escolar, seus desafios e como acontece a atuação da coordenação pedagógica em uma escola particular e em uma escola municipal de Santo Ângelo/RS. Inicialmente são apresentados dados sobre a democratização da gestão escolar e uma análise histórica da atuação do coordenador pedagógico nas escolas. A metodologia de pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. Este questionário foi respondido por duas coordenadoras pedagógicas, uma atuante em uma escola particular e outra em escola municipal, em Santo Ângelo/RS. Após a análise dos dados da pesquisa são trazidas as considerações finais acerca do papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão escolar democrática. Os resultados apontam para a importância da atuação deste profissional, em parceria com o gestor, mediando também as relações que se estabelecem nas instituições de ensino. Alguns desafios precisam ser superados, entre eles o resgate de identidade por parte dos próprios coordenadores pedagógicos sobre sua função e também por parte da comunidade escolar em relação à atuação deste profissional. Da mesma forma, conclui-se que a gestão democrática, na prática, ainda precisa de grandes avanços.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto